Após ser acionado, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF) esteve presente na Unidade Básica de Saúde nº 2 do Riacho Fundo II nesta quinta-feira (20) para esclarecer dúvidas de servidores a respeito de representação administrativa na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador jurídico do sindicato, Neizon Rezende, e o diretor Newton Batista.
A representação acontece quando um servidor leva ao conhecimento da autoridade hierarquicamente superior fatos que caracterizam desvio de conduta ética de funcionários e que necessitam de fiscalização, podendo ser aberta uma sindicância para apurar o fato ou, dependendo da gravidade, ser instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Assim, o Sindate chama a atenção de seus filiados para que fiquem sempre atentos aos desvios cometidos por outros servidores, principalmente no que diz respeito ao assédio moral, visto que é um fato recorrente dentro do serviço público e bastante prejudicial à saúde do trabalhador. Para evitar esse tipo de situação constrangedora e saber como proceder, é importante, primeiramente, que os servidores conheçam a legislação, seus direitos e deveres.
Dessa forma, o Sindate-DF orienta aos seus filiados que, caso seja vítima de assédio ou de qualquer outra infração cometida por outros servidores, acionem imediatamente o sindicato para que sejam tomadas as medidas cabíveis. “Estamos sempre à disposição para ajudar a nossa categoria e orientar juridicamente no que for necessário”, pontuou o diretor Newton Batista.
Para entrar em contato com o setor jurídico do Sindate, clique aqui e preencha o formulário ou ligue para os números (61) 3458-2660 ou (61) 3033-7084.
Por Rayane Fernandes

