Em busca de melhorias para a área da saúde do Distrito Federal, diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF) reuniram-se com o futuro secretário da Saúde, Osnei Okumoto, e com representantes de outras categorias sindicais nessa segunda-feira (10). O encontro aconteceu no Sindicato dos Médicos (SindMédico) e contou com a presença do deputado eleito e atual vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna.
Entre as demandas antigas do sindicato que foram solicitadas ao secretário está a mudança na nomenclatura do cargo e do plano de carreira. “Queremos que, com a valorização dos profissionais, a população seja bem atendida e se torne, consequentemente, mais saudável”, comentou o diretor do Sindate, Newton Batista.
Na ocasião, o diretor apresentou ainda um balanço a respeito do quantitativo de profissionais na Secretaria de Saúde. São cerca de 15 mil técnicos em enfermagem, contando com aposentados e pensionistas. “É muito importante essa abertura que o secretário está nos dando para colocar as nossas demandas. Espero que dê certo, pois estamos no mesmo barco. Desejo que os nossos anseios sejam realizados”, disse.
Para o deputado Jorge Vianna, responsável por articular a reunião entre os sindicatos e o secretário de Saúde, a iniciativa de interagir todos é importante para que haja uma aproximação das categorias ao governo. “O papel do parlamentar é esse, de fazer um elo entre os trabalhadores, governo e população para que, desta forma, seja possível dialogar e fazer com que todos trabalhem em prol do usuário, da população”, afirmou.
Diante das exposições, o novo secretário se comprometeu a conversar com todas as categorias individualmente para ouvir as demandas de cada uma. Além disso, reforçou que uma das metas durante o governo é a valorização profissional dos servidores.
Por Rayane Fernandes

