Na tarde da quarta-feira (07/11), a direção do Sindate-DF visitou o necrotério do Hospital Regional do Gama (HRG), onde os auxiliares e técnicos em enfermagem estavam sendo obrigados a fazer serviço de padioleiro ao terem que realizar as remoções intra-hospitalar e acomodações de corpos no necrotério.

De acordo o vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna a responsabilidade da enfermagem é somente até o preparo do corpo, e não acomodação destes nas câmaras frias, segundo Vianna os colegas do PS estão tendo que coletar roupas sujas, o que também não é atribuição dos profissionais de enfermagem.

Ao final do dia, a direção do Sindate recebeu informações da Superintendência da Região de Saúde Sul, bem como da Gerência de Enfermagem, que os profissionais de enfermagem não iriam mais fazer esse serviço e que a solução que a superintendência havia encontrado era de colocar mais efetivo no necrotério para execução do serviço. A chefia informou ainda que será mexido na estrutura do necrotério para que os corpos possam ficar refrigerados.

A direção do Sindate-DF informa que os profissionais de enfermagem não são padioleiros e pede a categoria que informe caso estejam realizando atividades que não faça parte da sua atribuição.

Ascom Sindate-DF