Há mais de três anos que a direção do Sindate vem negociando o pagamento do salário atrasado dos auxiliares e técnicos em enfermagem que trabalham no Hospital São Mateus. Desde o mês de julho que o salário dos trabalhadores está atrasado e o hospital não toma providência nenhuma e alega que ainda não fez o pagamento porque o GDF ainda não fez o repasse pelos serviços prestados.
Todo mundo sabe a fama do governo, que é de dar calote, seja em servidor ou em empresas, no entanto, os funcionários do hospital não podem arcar com as consequências da falta de gestão e de compromisso do GDF. Todo mundo tem responsabilidades, e ao contrario do governo, gosta de honrar com seus compromissos. Esses profissionais estão há mais de 2 meses sem receber, muitos moram de aluguel, e todos, sem exceção, tem contas a pagar e não podem ser penalizados.
A história é antiga, o hospital presta serviço à Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), e o governo não faz o pagamento aos donos do hospital, que por sua vez não faz o pagamento aos trabalhadores. Já se tornou um ciclo vicioso, e há três anos o Sindate vem mediando esse conflito, e os trabalhadores não aguentam mais essa situação, o que levou o Sindate a noticiar o hospital, enviando um extrajudicial no final de agosto, mas nada foi resolvido, nem chamar o sindicato para e prestar esclarecimentos sobre o motivo do atraso, o hospital fez.
Assim, na última segunda-feira (15/10), a direção do Sindate realizou uma manifestação, em frente ao Hospital São Mateus, e convocou a categoria para participar de uma assembleia, no entanto, os profissionais foram impedidos de descer pela chefia do hospital. Com isso, a direção do Sindate, vendo que o diálogo não seria possível, procurou a Justiça do Trabalho e registrou uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT).
Ascom Sindate-DF

