Dia 28 de abril, o mundo celebra o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Em referência a esta data tão simbólica, foi instituído o Abril Verde, com intuito de alertar e prevenir acidentes e doenças acometidas no ambiente de trabalho.
De acordo com a pesquisa Saúde do Trabalhador, realizada pelo Sindate-DF, no período de agosto a novembro de 2017, na qual foram ouvidos mais de 1500 técnicos em enfermagem, constatou-se que 64% dos auxiliares e técnicos em enfermagem já se acidentaram no trabalho. Desses, 62% não fizeram a notificação desse acidente. E apenas 56% fizeram a profilaxia para esse acidente.
Além disso, os dados da pesquisa revelaram que mesmo os profissionais que trabalham diretamente com a saúde, sofrem de várias doenças e poucos costumam se tratar. Entre as doenças acometidas estão a hipertensão com 35% e a psiquiátrica com 24%.
Cerca de 51% técnicos em enfermagem possuem alguma doença, ou seja, mais da metade categoria está doente e não trataram suas enfermidades, o que revela dificuldade no acesso à saúde, falta de tempo, e principalmente falta de cuidado com esses profissionais por parte do estado, uma vez que todos eles, devem por lei, fazer exames preventivos anualmente.
O Sindate apoia o Abril Verde que traz a Campanha Nacional pela Saúde e Prevenção de Acidentes de Trabalho e orienta os profissionais a cuidarem da saúde, e pede aos profissionais que denunciem as más condições de trabalho, cobrem providências em casos de acidentes, e fiquem atentos às campanhas e visitas do Sindate aos hospitais para que esses problemas possam ser levados às autoridades e que as providências sejam tomadas.
Ascom Sindate-DF

