O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna criticou, no último sábado (13/01), ao vivo na Rádio Atividade 107.1 FM, a maneira como os políticos vem tratando o povo brasileiro e as mudanças realizadas na reforma trabalhista, que no seu ponto de vista, só tem usurpados direitos conquistados há muito tempo e causando prejuízo para todos os trabalhadores.
Para o sindicalista, essa situação causa revolta, pois é um problema que atingirá milhares de trabalhadores uma vez que a população está bastante desacreditada da atual política brasileira. “Quando a população chama os políticos de ladrão não é porque estão roubando ou metendo a mão no dinheiro exatamente, mas porque estão sendo usurpando os direitos dos trabalhadores e causando um grande prejuízo” afirma Viana.
Ainda segundo Vianna, “Quando é falado sobre a necessidade de se fazer uma reforma tanto trabalhista como previdenciária, não é que sejamos contra, o que não aceitamos é a forma como decidiram fazer as coisas”.
O Sindate entende que retirar direitos do trabalhador e não garantir a ele um salário mensal vai desestabilizar completamente as famílias, uma vez que este trabalhador não poderá mais fazer compromissos com o comércio já que no mês seguinte não terá a certeza se irá está trabalhando e se terá dinheiro para arcar com suas despesas.
A reforma foi sem dúvida um grande prejuízo para toda classe trabalhadora e somente para eles, já que os grandes empresários, que são em sua maioria parlamentares, só pensaram em si na hora de escrever a mudança do texto. “Alegar que esse é um modelo internacional não dá certo aqui no Brasil, para que dê certo, a postura e o compromisso dos parlamentares e dos patrões precisam mudar, e muito”.
Recentemente o vice-presidente do Sindate esteve no Hospital Santa Lúcia e presenciou um segurança homem revistando a bolsa de uma técnica em enfermagem mulher. “Que país é esse que vivemos em que o patrão consente esse tipo de situação. Isso tudo só comprova o que sabemos há muito tempo, que o patrão não se importa nenhum pouco com o trabalhador”, relata Vianna.
Isso mostra mais uma vez o porquê a população brasileira anda tão desacreditada nos políticos. Se fosse em outra cultura ou se os empresários e políticos respeitassem o trabalhador, talvez acreditaríamos na reforma trabalhista ou na reforma da previdência, mas aqui, no atual momento em que o Brasil se encontra, é cada dia mais difícil acreditar.
Ascom Sindate-DF

