A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Distrito Federal (ABEn/DF) realizou na manhã desta quinta-feira (07/12) o I Fórum de Segurança do Paciente, que teve como principal objetivo iniciar uma discussão sobre a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido dentro das unidades de saúde, e envolver os profissionais no assunto.
Segundo a presidente da ABEn/DF, Rosalina Sudo, não é de hoje que se fala em Segurança do Paciente, esse tema surgiu há mais de 5 anos, e essa está sendo uma oportunidade para que um debate seja iniciado com os trabalhadores.
“Precisamos deixar as coisas mais claras e fortalecer o debate. Quando se fala em segurança do paciente, fala-se também em condições de trabalho e qualidade no atendimento prestado, e envolver os profissionais nesse debate é de suma importância”, ressalta Sudo.
O presidente do Sindate-DF, João Cardoso também esteve presente na mesa de abertura do fórum, e reafirmou a importância de se debater a Segurança do Paciente com categoria de enfermagem, além de ter ressaltado que as agora mais que nunca as entidades devem permanecer unidas.
O curso foi ministrado pela professora Dra. Thatianny T, Coordenadora da Rede Brasiliense de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP-Polo DF). Representantes de entidades sindicais, do Conselho Regional de Enfermagem e da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) também participaram do vento.
De acordo com a presidente da ABEn/DF, esse foi apenas o ponta pé inicial, mas que a intenção da Associação é dar continuidade ao trabalho iniciado no I Fórum.
Ascom Sindate-DF