A direção do Sindate compareceu, na tarde da quarta-feira (13/09), a mais uma reunião da Mesa de Negociação do SUS na Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), a qual informou as entidades sindicais presentes que a Controladoria Geral do DF havia notificado a Secretaria de Saúde recomendando que esta parasse de fornecer alimentação nos refeitórios para os servidores, uma vez que o GDF já paga o vale alimentação.
Os sindicatos presentes decidiram pedir uma alteração na lei, além do reajuste do vale alimentação, o qual não é feito há mais de 3 anos. “Devido à natureza do serviço fica inviável tirar o refeitório, além de ser inviável também cortar o vale alimentação, uma vez que este já é previsto na 840”, afirma presidente do Sindate, João Cardoso. Outro ponto discutido também na reunião, foi a melhoria do cardápio.
O Secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Dr. Ismael Alexandrino Junior informou aos sindicatos que irá solicitar um parecer da Assessoria Jurídica Legislativa (AJL) para que eles façam a diferença entre Vale Alimentação (VA) e Vale Refeição (VR), e se pode acumular os dois.
Por Evely Leão

