A direção do Sindate, recentemente denunciou o sucateamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no qual, foi constado o descaso total do serviço por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), que em contrapartida alegava que a sua prioridade era o fortalecimento da atuação do Samu no DF, agora como esse fortalecimento vem sendo feito, não sabemos. Veja aqui.
O GDF anunciou que pretende transformar os motoristas do Samu em socorristas 2 em 1, em outras palavras, a Secretaria de Saúde irá criar uma nova carreira para que os condutores desempenhem, simultaneamente, duas funções, e assumam o cargo de “técnico em atendimento pré-hospitalar”.
O coordenador de Atenção Especializada à Saúde, Dr. Fernando Henrique de Paula Uzuelli, já enviou ao gerente de Apoio ao Serviço Pré-Hospitalar Móvel de Urgência, Dr. Rafael Vinhal, um despacho no qual pede o dimensionamento do quadro de motoristas, com a intenção de fazer um levantamento desse quantitativo.
Mais uma vez a SES-DF não está pensando nos danos que causará a população, e que o atendimento do Samu poderá ficar comprometido. Atualmente as ambulâncias do Samu do DF funcionam com uma equipe composta por 2 técnicos em enfermagem e o condutor. A Secretaria de Saúde irá retirar um técnico da ambulância e transformar o condutor em um socorrista 2 em 1.
De acordo com a direção do Sindate, essa medida vai diminuir a quantidade de profissionais e prejudicar o atendimento. “Todos nós sabemos que o condutor tem um papel fundamental no deslocamento, principalmente na segurança da cena, dos equipamentos e da viatura, e além de tudo agora ele terá que atender o paciente”, indaga o vice-presidente do Sindate, Jorge Viana.
Confira a reportagem feita pelo Jornal do SBT
Por Evely Leão

