Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    Sindate-DF exige revisão imediata dos LTCATS nas UTIS após comprovação de ambiente de isolamento

    12/02/2026

    🧾 Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista

    20/01/2026

    Nota Oficial – Ocorrido no Hospital Anchieta

    19/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Home
    • Technology
    • Gaming
    • Phones
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    Subscribe
    SINDATE – DF
    Início » STF afirma que o Estado não pode deixar de pagar reajuste de funcionários
    Notícias

    STF afirma que o Estado não pode deixar de pagar reajuste de funcionários

    Isa LealBy Isa Leal14/08/2017Updated:14/08/2017Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Governo do DF tenta se esquivar do pagamento dos reajustes concedidos a mais de 30 categorias de servidores na gestão de Agnelo Queiqroz. Depois de ir à Justiça buscar a declaração de inconstitucionalidade das leis, usa a falta de dotação orçamentária como justifica para, até hoje, não ter pago os aumentos.

    Secretários do governo adiantaram que, dificilmente, pagarão nesta gestão o que os funcionários públicos alegam ser já direitos adquiridos. Mas o Supremo Tribunal Federal (STF) já deixou claro, em uma sequência de recentes decisões, que o Estado não pode se esquivar do pagamento, mesmo quando não há orçamento previsto. No máximo, os governos poderão adiar a quitação da dívida.

    Quem aponta é o Sindireta, o sindicato de servidores que representa a maior parte das categorias do Distrito Federal. Para o sindicalista Ibrahin Yusef, ligado à entidade, o “calote é lamentável”.

    Ações individuais

    Ele assegura que o Sindireta já ganhou, na Justiça, em ações individuais, a garantia de que servidores recebam os pagamentos. Alguns já até tiveram os vencimentos reajustados.

    O sindicato aponta que a suposta ausência de prévia dotação orçamentária alegada impediria a implementação das leis no mesmo exercício financeiro da criação, “o que não é o caso”.

    “A dotação orçamentária referente aos efeitos das leis que concederam os reajustes salariais foi verificada em 2013, ano da criação das normas”, insiste a entidade, com base nos julgados.

    Pense Nisso

    • Desde que tomou posse, o governador Rodrigo Rollemberg tem batido de frente com os servidores públicos. Até hoje, a equipe dele não conseguiu se acertar com as categorias. E não há o menor indício de que conseguirá tal feito. Os sindicatos estão unidos em um movimento unificado para lutar contra o calote nos reajustes e também pelo pagamento dos salários em dia e sem parcelamento, conforme já se cogita no Buriti. Todos os meses, o governo alega que há um enorme esforço para se conseguir quitar a folha de pagamento e isso ocorre somente porque atrasa-se outros compromissos financeiros. “Somente do ano passado para cá, tivemos um aumento de R$ 1,6 bilhão com o crescimento vegetativo da folha e gastos previdenciários”, afirmou o secretário Sérgio Sampaio, chefe da Casa Civil.

    O governo, conforme indica o Sindireta, alega a falta de previsão em 2015, dois exercícios financeiros depois. “Portanto, o cumprimento é obrigatório nos anos subsequentes: 2016 e 2017”, diz o sindicato.

    As posições estão tomadas. De um lado, como mostra o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o Buriti insiste no discurso preferido da atual gestão: o governo não tem dinheiro.

    Os sindicatos, por outro lado, não dão folga para a atual gestão e têm feito reiteradas cobranças, inclusive na Justiça.

    Buriti assegura que há precedente

    O Buriti usa, entre outras decisões, uma ação direta de inconstitucionalidade de 2015, relatada no STF pelo ministro Gilmar Mendes, quando foram questionadas duas leis federais que concediam reajuste para servidores da Câmara e do Senado, com a mesma argumentação de falta de prévia dotação orçamentária.

    “A ausência de dotação orçamentária prévia em legislação específica não autoriza a declaração de inconstitucionalidade da lei, impedindo tão somente a sua aplicação naquele exercício financeiro”, reitera Mendes, na decisão.

    No STF, a ação foi rejeitada, assim como fez o Tribunal de Justiça do DF, quando a gestão de Rodrigo Rollemberg questionou os reajustes parcelados concedidos na era petista.

    Falta julgar o mérito

    O Governo do DF alega que o mérito não foi julgado na ação. “Esta ainda é uma questão aberta para nós”, disse o secretário Sérgio Sampaio, na semana passada, ao dar a entender que a atual gestão deve insistir na tese da
    inconstitucionalidade.

    Além da validade da lei, cita Sampaio, é preciso ter condição de implementação. “A lei só se torna eficaz quando você tem efetivamente no orçamento uma correspondente fonte de custeio”, explicou, ao citar que, até hoje, a atual gestão não teve “condições de colocar nos orçamentos os recursos” para pagar os reajustes, o que, conforme ele disse, “seria a condição de eficácia, de implementação efetiva das leis”.

    Em nota, o Buriti se limitou a afirmar que aguarda a decisão da Justiça e “só fará os pagamentos dos reajustes se houver crescimento sustentável de receitas”.

    Fonte: Jornal de Brasília

    Agnelo Queiroz Casa Civil Gilmar Mendes Governo reajuste Rollemberg STF
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Notícia AnteriorFeliz dia dos Pais!
    Próxima Notícia Dirigentes Sindicais criam frente em defesa do serviço público
    Isa Leal

    Related Posts

    Ações Judiciais

    🧾 Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista

    20/01/2026
    Destaque

    Nota Oficial – Ocorrido no Hospital Anchieta

    19/01/2026
    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/20241.038 Visualizações

    Convocação: Assembleia Geral para técnicos em enfermagem da rede privada

    08/10/2024190 Visualizações

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025172 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.