Foto: Brito

A partir de agosto, unidade funcionará de 7h às 19h

Por Alline Martins

Com 10 unidades básicas de saúde, sendo nove delas já atuando com equipes de Estratégia Saúde da Família, Recanto das Emas conseguiu subir de uma cobertura de atenção primária de 47% em dezembro de 2016 para 68% neste ano, somente com pequenas alterações feitas na UBS 2, que se prepara para deixar de ser tradicional.

“Já dividimos as equipes por área de abrangência e passamos a atender por demanda espontânea e não somente com consulta marcada. Teremos três equipes de transição, assim que chegarem nove médicos de família à nossa unidade. A partir dessas, teremos seis equipes de saúde da família atuando”, conta o gerente da unidade, Elzir Nascimento.

Para ajudar os pacientes na identificação do novo modelo, as equipes foram classificadas por cores. “Antes os pacientes chegam à unidade e procuravam a sala do adulto, a sala da criança, a da mulher. Agora, dividimos as salas por cores, de acordo com a área de abrangência. Então, quando ele chega, já vai direto à sala de referência”, explica Nascimento.

Os pacientes já agradecem as mudanças. “Eu e minha mãe somos atendidos aqui. Já chego direto no médico de referência e nunca tive problemas para ser atendido. É sempre muito bom”, conta José Osano Pinaget, que era comerciante e largou tudo para ajudar a cuidar da mãe adoentada.

CONSOLIDAÇÃO – Formadas as equipes da UBS 2, elas se juntarão a outras 23 de Estratégia Saúde da Família atuantes no Recanto das Emas para atender a uma população de 142.449 habitantes.

Na Unidade Básica de Saúde 4, onde atuam seis equipes de saúde da família, mesmo já tendo nascido no novo modelo de atenção, algumas mudanças, seguindo as portarias 77 e 78, também têm colaborado para aumentar e melhorar o atendimento.

“Estamos em fase de adequação de horário, de acordo com as portarias, e a partir de agosto estenderemos em um hora o atendimento, abrindo às 7h e fechando às 19h. Também passaremos a atender aos sábados, no período da manhã”, conta a supervisora administrativa da unidade, Lilia Amália. Ela acrescenta, ainda, que com o atendimento em agenda aberta, organizou-se o fluxo de atendimento na região. “Pacientes que chegam a UPA do Recanto das Emas e são classificados como verde são encaminhados para a nossa unidade. Diante disso, temos 50% de atendimento com agenda marcada e a outra metade para atendimentos de demanda espontânea”, explica.

Com essa nova dinâmica, o pequeno João Victor Santos, de 2 anos, foi beneficiado. Com febre, tosse e dores, foi levado à UPA pela mãe, Jeciane Docarmo Santos. “Ele precisou fazer exames e eu teria de levar a um médico para ver os resultados e fui encaminhada para uma unidade básica de saúde. Vim aqui e fui prontamente atendida, muito bem acolhida”, conta.

Atendido pelo pediatra Alexandre Garcia Barbosa, João Victor já saiu examinado, medicado e com todas as orientações necessárias para ficar bom rapidinho. “Mesmo ela não sendo moradora da nossa área de abrangência, atendemos e solucionamos a questão do paciente naquele momento. Agora, o acompanhamento será feito na unidade de referência”, explicou o médico, que faz parte do Núcleo de Apoio à Sáude da Família da unidade.

UNIDADE ESCOLA – Para dar ainda mais celeridade e qualidade ao atendimento, a UBS 4 está se tornando unidade escola para residências multiprofissionais em Saúde da Criança e do Adolescente.

Nessa mesma linha, a UBS 3 tem sido adequada para tornar-se unidade escola com residência em Medicina de Família e Comunidade. “Temos a presença de residentes da Escola Superior de Ciências da Saúde que fazem estágio optativo e temos a perspectiva de ingresso de residentes da Universidade de Brasília”, conta o médico da unidade, Vinícius Ximenes.

Para ele, a presença de estudantes em unidades hospitalares ajuda a aprimorar o atendimento. “De certa forma, essa interação entre estudantes, residentes e preceptores, que são os profissionais que desempenham esse papel educacional junto aos estudantes, tem a perspectiva grande, no sentido de que instiga o preceptor a manter-se atualizado, a primar pelas melhores práticas, técnicas e até na parte científica”, detalha.

Confira aqui as fotos.

Fonte: SES-DF