O deputado Wasny de Roure (PT) propôs Audiência Pública, na manhã desta segunda-feira (12/06), para debater o concurso público da Secretaria de Estado de Saúde do DF realizado em 2014. E convidou o Sindate-DF e demais representantes de entidades sindicais e do governo para compor a mesa.
Em sua fala, o presidente do Sindate-DF e Conselheiro de Saúde, representando o segmento do trabalhador, João Cardoso agradeceu ao convite, falou do déficit de recursos humanos na SES-DF, e ressaltou a importância da nomeação dos aprovados no último concurso de 2014.
Cardoso relatou um dos problemas que ocorreu na última semana, exemplificando o déficit de pessoal da Secretaria de Saúde. “Semana passada, o PS do Hospital de Taguatinga entrou em colapso, com mais de 190 pacientes internados e apenas 2 enfermeiros”, relata.
O presidente do Sindate pediu ao deputado Wasny de Roure que explicasse a importância do decreto de emergência, e pediu ainda que os parlamentares analisem o decreto, de maneira que este pudesse ser usado em benéfico da população, em outras palavras, nomeando os aprovados para que ajudem os colegas nos hospitais, de acordo com a deficiência de cada setor.
O deputado Wasny de Roure (PT), falou a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que prevê um tratamento diferenciado para as contratações nas áreas de saúde, educação e segurança. Além disso, apresentou planilhas das nomeações correspondente aos anos 2010 a 2017, até o mês de abril deste ano, retiradas do portal da transparência.
Ao final da exposição das planilhas, Wasny explicou que o quantitativo previsto para nomeações seria votado até o final deste mês, e orientou as categorias, que caso tivessem interesse em aumentar o quantitativo, deveriam fazer essa solicitação, junto aos deputados agora.
Por Evely Leão