Foto: Reprodução da internet

Na última terça-feira (30/05) a Câmara Legislativa do DF (CLDF) derrubou o veto do governador sobre PL nº 1.147/2016, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), que determina a destinação de um espaço, nas unidades de saúde, para o descanso dos profissionais da área de enfermagem, a exemplo do que já acontece com os médicos.

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) teve uma participação ativa nessa conquista, principalmente no que se refere a articulação com o deputado Chico Vigilante e demais entidades representativas, uma vez que todos estavam lutando pelo mesmo objetivo. O veto foi derrubado por 18 votos a zero e a lei distrital entrará em vigor após a publicação no Diário da Câmara Legislativa (DCL).

Luta nacional

Já faz um tempo que o Sindate vem lutando pelo repouso da enfermagem, não apenas a nível distrital, mas também a nível nacional, como a luta pela aprovação do PLS 597/2015 de autoria do Senador Valdir Raupp (PMDB/RO). Atualmente o projeto já se encontra na Câmara dos Deputados com o número PL 4998/2016, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e aguarda a designação do Relator. Confira aqui.

Por Evely Leão