IMG_8752Mais uma vez o Sindate, juntamente com a categoria, compareceu à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na tarde desta quarta-feira (14/06), para acompanhar a votação do PL 1.486/2017, que autoriza o Poder Executivo a criar o Instituto Hospital de Base.

Após diversos pronunciamentos, tantos dos líderes dos partidos quanto dos parlamentares, contrários e favoráveis, finalmente iniciou-se a votação dos três itens da pauta. Na ocasião, os dois Projetos de Decreto de Lei (PDL) foram aprovados. No entanto, não ocorreu a votação do PL 1486/2017.

Os parlamentares alegaram, que em reunião do colégio de líderes, os deputados haviam acordado que, hoje (14/06), apenas iniciariam o debate a respeito do PL 1.486/2017, e somente na próxima terça-feira (20/06), o projeto seria colocado em votação do primeiro turno, sendo votado em maioria simples, que são necessários apenas 13 votos.

Repercussão

Os ânimos ficaram exaltados entre os deputados, a discussão se o projeto seria votado hoje ou não, durou mais de 40 minutos até que se chegasse a um consenso. Após horas de discussão, o presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), propôs um acordo de que fosse votado na próxima terça-feira (20/06) o projeto integralmente. A proposta foi aceita pelos parlamentares, e na terça-feira o PL será votado em 1º e 2º turno.

Para o vice-presidente do Sindate, Jorge Viana, o fato da votação ocorrer somente na próxima terça-feira foi positivo. “Ganhamos mais uma semana de mobilização, hoje estávamos em minoria e precisamos dos servidores, concursados e toda população para pressionar os deputados a votarem contrário a esse projeto, ainda mais os deputados que ainda estão indecisos”, declara Viana.

Por Evely Leão