Cansados da sobrecarga de trabalho, em razão da falta de profissionais, para ajudar o setor e a recente situação de superlotação da emergência da Clínica Médica do Hospital Regional do Gama (HRG), a gestão do Hospital juntamente com a gerência de enfermagem, em uma reunião colegiado, iniciaram uma ação de contingenciamento do atendimento de porta na emergência da Clínica Médica.

Essa medida foi tomada pela equipe do HRG, após a taxa hospitalar ter chegado a 200%, ou seja, acima do que é considerado normal, e para a proteção dos próprios pacientes que já estão internados, o Pronto Socorro da Clínica Médica resolveu restringir, por tempo indeterminado, as atividades setor.

A direção do Sindate entrou em contato com alguns servidores para saber exatamente o que estava acontecendo, e a servidora que nos forneceu as informações prefere não se identificar, no entanto, afirma que essa medida é em virtude da superlotação em que se encontra o setor.

“Nós não estamos sendo negligente em negar socorro, nós estamos acolhendo os pacientes e encaminhando-os para outros locais, os pacientes que são classificados como mais graves estão ficando internados, os demais a gente encaminha para as unidades de saúde básica que podem ajudar no atendimento”, explica a servidora.

O Sindate entende que essa ação da equipe foi uma maneira encontrada de poder melhorar a assistência de enfermagem e a assistência médica, de forma geral, para os pacientes. Uma vez que os servidores estão sobrecarregados e não estão conseguindo dar uma assistência de qualidade, pois a cada dia que passa diminui o número de servidores e aumenta o número de pacientes.

Por Evely Leão