Na tarde desta terça-feira (21/03) a direção do Sindate realizou assembleia regional com os auxiliares e técnicos em enfermagem da Rede D’or, que correspondem aos hospitais Santa Helena, Santa Luzia e Hospital do Coração do Brasil, para pedir a aprovação da categoria relacionada ao acordo que a Rede D’or faz com o Sindate sobre o Programa de Participação no Resultados (PPr).
O PPr
Para quem não sabe o que significa ou nunca ouviu falar a respeito o Programa de Participação nos Resultados é uma forma de remuneração variável, utilizada mundialmente pelas empresas para cumprimento das estratégias das organizações. Ele visa o alinhamento das estratégias organizacionais com as atitudes dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, pois só ocorre a distribuição dos lucros quando algumas metas pré-estabelecidas são cumpridas.
O PPr funciona como se fosse um tripé e nele são analisados: a qualidade técnica; a qualidade financeira e a qualidade percebida (analise promovida pelos clientes). O recebimento desse valor é feito de forma anual, se a empresa alcançou a meta e obteve um bom desempenho, é positivo, pois quando isso acontece, todos saem ganhando tanto a empresa quanto os funcionários.
Assembleia
O Sindate deixa claro que isso é um programa oferecido pela empresa e que somente algumas instituições oferecem esse tipo no programa aqui no DF, no entanto, precisa da aprovação do sindicato para que seja efetivado, e para o Sindate, tudo que visa melhorar a qualidade de vida dos profissionais, a direção é sempre a favor.
Porém, dessa vez, o Sindate percebeu que havia uma cláusula nova no contrato e pediu que fosse alterada para melhor beneficiar o trabalhador. Tratava-se de uma cláusula que impedia que o trabalhador tivesse participação nos resultados caso ele fosse mandando embora. Mesmo esse programa sendo uma iniciativa da empresa, o Sindate conversou com a da Rede Dor e pediu que essa cláusula fosse alterada, o que foi aceito.
Por esse motivo, a direção do Sindate solicitou uma assembleia no hospital para conversar com todos os auxiliares e técnicos em enfermagem e receber aprovação da categoria, a qual foi aprovada por unanimidade. De acordo com o Diretor Financeiro do Sindate, Newton Batista, isso que a Rede D’or faz é uma conquista para o trabalhador e uma das poucas empresas oferecem esse tipo programa.
Outros assuntos
Após a votação, a Diretora de Formação Sindical e Qualificação Profissional, Josiane Jacob conversou com os trabalhadores, tirou dúvidas e explicou pontos a respeito da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2017/2018), principalmente no que refere aos atestados de acompanhamento e vale alimentação.
Ascom Sindate-DF

