Após a manifestação da comunidade em relação ao fechamento do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do centro de saúde nº 2 do Núcleo Bandeirante, os deputados Ricardo Vale (PT) e Wasny de Roure (PT) realizaram uma audiência pública, na última terça-feira (21/03), no salão comunitário da Paróquia João Bosco. A população revoltada com a medida descabida da Secretaria de Saúde em fechar o serviço, se uniu ao Conselho de Saúde Regional do Núcleo Bandeirante e exigiu a retomada do atendimento.

O coordenador da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Marcos Kito, informou a população que a intenção do governo era mudar o modelo de atenção primária e priorizar a criação de equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), antes de finalizar sua fala, a população se revoltou e exigiu a retomada do atendimento 24h, justificando que estavam tendo que se deslocar para outras unidades de saúde e não estavam conseguindo atendimento.

Para o vice-presidente do Sindate, Jorge Viana o que a população precisa de imediato não é uma mudança drástica na atenção primária, o que precisamos é um atendimento para população de 24h, melhorando o atendimento nos hospitais para acabar com as filas de espera. “O governo ao invés de arrumar primeiro os hospitais e acabar com essa demora e prestar um melhor serviço à população, ele está querendo reinventar a roda. Nesse momento precisamos de um bom serviço nas áreas emergenciais dos hospitais. ”, declara Viana.

Por Evely Leão