Na manhã desta quinta-feira (02/03) o Governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em uma solenidade, reabriu a pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG), após 6 meses fechada. O atendimento da unidade do HRG tinha sido suspenso em setembro do ano passado, o que para o Sindate nunca deveria ter sido fechado, independentemente dos motivos.
Para o vice-presidente do Sindate, essa reabertura traz um certo alívio, pois foi uma luta da comunidade juntamente com os trabalhadores que fizeram com que os serviços não fossem definidamente suspensos. No entanto, o sindicato identificou que apesar de terem contratados novos médicos, ainda faltam muitos pontos a serem acertados.
“Nós tivemos reclamações de profissionais falando que mal foi inaugurado e já estava faltando jelco, equipo e até mesmo bebedouro, ou seja, fizeram a inauguração e não se atentaram aos detalhes. É uma nova pediatria com os velhos problemas”, relata Viana.
A direção do Sindate alerta que o governo tem que dá condições de trabalho para que esses profissionais que foram contratados permaneçam lá, não sejam simplesmente chamados, mas que a Secretaria de Saúde dê condições adequadas para eles trabalharem. A falta de exames, insumos, materiais e equipamentos acabam fazendo com que esses profissionais saiam da assistência e aí a população fica sem atendimento, e o sindicato não quer que passemos novamente pelo mesmo problema.
Por Evely Leão