Pressão de servidores e sindicato pode ter feito com que dinheiro surgisse para bancar Horas Extras e folia de Carnaval, talvez siga sem maiores incidentes
Por Kleber Karpov
A pressão por parte dos servidores e de sindicato da Saúde em cima do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e do secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca, pode ter surtido efeito. Na tarde dessa segunda-feira (20/Jan), representantes das entidades sindicais afirmaram que o pagamento das Horas Extras (HEs) deve sair, ainda hoje, embora a assessoria de comunicação da Secretaria diga o contrário.
Na sexta-feira (18), Política Distrital publicou matéria em que servidores da SES-DF estavam se articulando para entregar, em massa as Horas Extras, com 48 horas de antecedência do feriado de Carnaval. Isso em decorrência dos constantes atrasos e promessas de pagamentos descumpridas por parte do GDF, em atraso desde setembro de 2016 e em algumas unidades de saúde, ainda em agosto daquele ano.
Horas Extras de Santa Maria
Após ser abordado por um servidor da Saúde, chateado com Política Distrital, por não dar um retorno em relação às HEs em atraso desde agosto de 2016, dos profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o blog apurou a demanda com a SES-DF no domingo (19/Jan). Por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), a secretaria, na mesma data afirmou que deve pagar juntamente, às unidades que ficaram com pendências das HEs de agosto, juntamente com as de setembro, porém, não havia previsão de data.
“As horas extras referente ao mês de agosto que ainda não foram pagas, sairá juntamente com as horas extras de setembro. A Secretaria de Saúde informa que ainda não há previsão para o pagamento. A folha de pagamento das horas extras está empenhada, aguardando dotação orçamentária.”.
Às pressas
Em relação às HEs de setembro, após os sindicatos anunciarem a confirmação de pagamento da SES-DF, o blog fez outra apuração junto a SES. Mas, a ASCOM devolveu a mesma resposta padrão, dos últimos dias.