Foto: Reprodução da internet 123RF

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) reabasteceu os estoques dos reagentes utilizados para a realização dos exames de laboratórios. A secretaria realizou um pregão que garantiu a compra de 30 tipos de reagentes e a distribuição já está sendo feita. Os reagentes foram entregues na Farmácia Central e estão sendo redistribuídos para as unidades que estão precisando.

No final do ano passado, o secretário de Saúde Humberto Fonseca se reuniu com alguns representantes sindicais da área da saúde e anunciou que havia homologado o contrato de bioquímico, bem como os reagentes de HIV e DSTs de forma geral, e que esses já estavam em processo de compra, confira matéria na íntegra aqui.

Segundo informações da Agência Saúde, entre os reagentes adquiridos estão: a ureia, a creatinina, o colesterol total e bilirrubina, que estavam faltando na Farmácia Central. Além disso, o pregão também garantiu a substituição dos equipamentos necessários para a leitura do código de barras, o que permite a identificação individual dos pacientes, o registro de todos os dados e exames laboratoriais que deverão ser realizados.

Esses aparelhos também servem para fazer as análises de amostras e permitem fazer a verificação de 80 pacientes por hora, sendo que antes era possível efetuar apenas 60 análises por hora. O contrato concederá 35 aparelhos às unidades de saúde da rede.

Para o presidente do Sindate, João Cardoso essa aquisição é muito positiva além de indispensável, pois agora os laboratórios terão material necessário para trabalhar. “Antes a secretaria sempre fazia compras pequenas e agora, depois de muitas cobranças finalmente esse contrato foi renovado e agora os laboratórios poderão trabalhar com o material adequado e na quantidade certa”, declara.

Em 2008 venceu o último pregão que havia sido realizado no ano de 2004, e desde então a secretaria passou a fazer o abastecimento desses reagentes apenas com contratos de emergência. No entanto, a partir de agora serão feitas compras regulares de reagentes, pois o novo contrato tem um prazo de validade de 12 meses e pode ser renovado por mais 60 meses.

Por Evely Leão

Com informações da Agência Saúde SES-DF