A direção do Sindate participou da abertura do I Simpósio de Pesquisa em Enfermagem do Distrito Federal (I SIMPE), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FS/UnB na Universidade de Brasília, na manhã desta quarta-feira (23/11).
O Vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Viana foi convidado pela equipe organizadora a fazer parte da mesa de abertura do I Simpe, e em sua fala, Viana agradeceu o convite e falou sobre a evolução da enfermagem que se dá graças ao trabalho de pessoas que tem amor a profissão que escolheram. “A nossa profissão cada vez mais se aperfeiçoa e evolui graças a vocês que estão mantendo essa arte viva, que estão a cada dia formando pessoas mais capacitadas, bem treinados e estudiosos”, observa.
O sindicalista faz uma sugestão aos organizadores de que nos próximos eventos sejam discutidos também temas voltados para o cenário político da enfermagem, que hoje em dia vive uma realidade triste, no entanto, não deixa de ser importante sua abordagem, principalmente no mundo acadêmico.
Participaram da mesa de abertura o Doutorando em Enfermagem na área de Gestão da Saúde pela UnB, Francino Azevedo; a Coordenadora do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da UnB, Maria Cristina Soares; a Decana de Pesquisa e Pós Graduação, Helena Eri; a Presidente da Academia IPÊ, Ona Silva; a representante da ABEN, Manuela Melo; o diretor do Sindicato dos Enfermeiros, Sergio Lima e o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Viana.
Com minicursos e apresentações de trabalhados acadêmicos, o simpósio irá ocorrer por mais um dia e, será aberto a estudantes, professores, pesquisadores e a todos os que se interessarem pelo tema.
Por Evely Leão