Foto: Alexandre Bastos/G1

Categorias aguardam desde 2013 incorporação de benefício ao salário.
Paralisação afeta cirurgias marcadas e serviços ambulatoriais.

Técnicos e auxiliares das áreas de enfermagem e radiologia entraram em greve nesta segunda-feira (24) para cobrar do governo do Distrito Federal a incorporação ao salário de uma gratificação negociada na gestão do ex-governador Agnelo Queiroz, em 2013. Segundo os sindicatos que representam as categorias, a paralisação afeta a preparação de pacientes para cirurgias, marcação de consultas e serviços ambulatoriais. O G1 procurou a Secretaria de Saúde, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

De acordo com os profissionais, a gratificação chega a representar até 55% do que eles recebem. Os salários iniciais para técnicos e auxiliares de enfermagem e radiologia variam entre R$ 1,8 mil e R$ 3,6 mil. Ao todo, há 15 mil na Secretaria de Saúde. O número representa quase metade da força de trabalho – 32 mil.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Jorge Viana, afirma que as categorias são as únicas a ainda não terem tido o benefício incorporado. “Nosso caso é diferente das outras categorias e dos outros sindicatos, que reivindicam reajuste salarial. Nós pedimos uma incorporação de uma gratificação que (gratificação de atividade técnico-administrativa) foi feita há anos. Há anos estamos no prejuízo por não termos sido contemplados.”

Mais paralisações
Servidores do Hospital de Base colaram cartazes na entrada do prédio nesta segunda para protestar contra o suposto sucateamento da saúde e pedir o impeachment do governador Rodrigo Rollemberg. Eles também criticam a nova suspensão da última parcela do reajuste salarial, concedida em três etapas na gestão Agnelo.

“Queremos causar o choque, mas nosso adversário hoje é o GDF. O governo não paga o reajuste, mas também não compra trajeto para o laboratório. Aí sobra para o técnico de raio-X determinar o que é emergência”, afirma o diretor do Sindicato dos Servidores em Estabelecimentos de Saúde Rodrigo Conde.

No início do ano, a entidade entrou com uma ação na Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal contra o GDF para garantir o pagamento dos reajustes salariais, previsto para outubro de 2015. A medida foi cancelada no ano passado sob a alegação de déficit orçamentário, com o combinado de valer neste ano. No último dia 14, Rollemberg disse não ter condições de conceder os aumentos.