Foto: Carlos Prado

Na manhã desta segunda-feira (01/08), a direção do Sindate-DF se reuniu em frente ao Palácio do Buriti, para protestar pacificamente contra as milhares de mortes no DF, causadas pela precarização da saúde.

Foto: Carlos Prado

Mais de 300 cruzes negras foram pregadas ao chão em frente ao Buriti como um lembrete ao Governador, de que enquanto ele se preocupa apenas em implantar as OSs na atenção primária, muitas pessoas morrem, vítimas da falta de medicamentos, aparelhos e insumos básicos para a saúde que o governo não compra, por alegar não ter dinheiro.

Mal foram fincadas as cruzes no chão, membros da polícia do Buriti foram de encontro dos sindicalistas exigindo a retirada de faixas e crucifixos, sob ameaças de prisão e ofensas proferidas à classe. Segundo um deles, que se identificou como capitão, os sindicalistas são mal-educados e folgados, irredutível e determinado a acabar com o protesto, chamou a Agência de Fiscalização do DF (Agefis). Confira no vídeo abaixo:

Após a chegada da Agência, o bate-boca foi à cerca do destino que levariam as cruzes negras. A Agefis iria leva-las à Van do Sindate, porém o “capitão” não deixou, afirmando que a Agência não trabalhava para o sindicato e quem mandava era ele, antes que mais sandices fossem proferidas pelo alterado policial, seu superior o conteve, pedindo que permanecesse calado até o final da coleta do material, que acabou confiscado.

01082016_03Eficiência para o quê e para quem?
O GDF comprovou mais uma vez que se tem algo que ele sabe fazer bem, é acabar de forma truculenta com protestos pacíficos, e no caso deste, era inclusive silencioso (sem carro de som). Resta saber o porquê dessa eficiência não acontecer, quando estão em pauta questões de interesse e bem-estar da população.

Por Ana Comarú