Não é de hoje que estamos falando que o Governo de Brasília está querendo entregar a saúde pública nas mãos das organizações sociais, as famosas OSs. Desde quando o GDF começou a sinalizar que tinha essa intenção, o Sindate se posicionou contra, fez movimentos e cobrou diálogo do governo em relação à essa medida, pois acredita que essa não será a solução para a Saúde do Distrito Federal.

Não satisfeito, o GDF por meio do Instituto Paraná realizou uma pesquisa para saber se os brasilienses apoiam ou não a contratação de organizações sociais na saúde do DF e, de acordo com a pesquisa, segundos dados da Secretária de Saúde, cerca de 56,9% aprova a parceria. O estranho é que essa pesquisa foi realizada em três dias e apenas 1.301 pessoas foram ouvidas, mas mesmo assim eles acreditam que o grau de confiabilidade é de 95%.

Para o Sindate, essa pesquisa não representa os valores reais da satisfação da população do DF por diversos motivos. A direção entende que não foi amplamente divulgada e o tempo de pesquisa foi muito curto, praticamente dois dias o que não dá para captar o número específico de pessoas.

“Eu não considero essa pesquisa oficial, embora seja do governo, mesmo porque esses números podem ter sidos manipulados com relação às pessoas que votaram. Não houve divulgação e com certeza muita gente não votou, principalmente pessoas que são contra, por isso esse percentual. E ainda assim tiveram muita dificuldade, porque o percentual ainda foi pouco, está faltando uma melhor explicação”, declara Jorge Viana, vice-presidente do Sindate.