Diante da repercussão dos áudios gravados pela Deputada Distrital Liliane Roriz (PTB/DF), que acusam um suposto esquema de propina para liberação de verba parlamentar, usada para o pagamento de dívidas de UTI, a assessoria de comunicação do Sindate-DF conversou com o Deputado Bispo Renato de Andrade, membro da CPI da Saúde e da Mesa Diretora da CLDF, citado por terceiros nos áudios gravado por Liliane Roriz.
O parlamentar afirmou que a iniciativa de criação da emenda partiu da vice-presidência, uma vez que cabe a ela as questões orçamentárias. Veja abaixo a entrevista sobre o que o Deputado Distrital Bispo Renato de Andrade tem a dizer sobre as gravações realizadas por Liliane Roriz:
Liliane Roriz, pouco contato, difícil relacionamento –Eu mesmo nunca conversei com ela, até pela dificuldade de relacionamento que ela tem com os colegas aqui. Isso se agravou quando ela quis vir para o meu bloco, porque quando ela quis entrar não permiti que ela viesse como líder do bloco. Depois disso ela passou a nem conversar comigo e quando chegou a representação ela voltou a falar, enviamos a representação para a Procuradoria, até para buscar mais informações e processos de improbidade administrativa, e a partir daí a mulher ficou louca, já queria que a gente já arquivasse de pronto, vai que a gente arquiva e ela é condenada pelo Tribunal de Justiça?
Retaliação – Não tenho dúvida nenhuma, ou que alguma coisa deu errado para ela, pelo jogo de interesse a gente percebe que deve ter contrariado algum acordo de interesse dela, talvez porque parte do dinheiro que era para educação foi para a saúde.
Contratação de funcionários fantasmas e analfabetos – Acho muito difícil. Mas uma coisa realmente foi debatida na Mesa Diretora, a Presidente (Celina Leão) declarou que não aceitaria servidores que não viessem trabalhar, alguns deputados não gostaram e se não me falha a memória, acho que foi criada uma resolução dizendo exatamente isso, ninguém poderia atestar o ponto de quem não trabalha o que criou alguns descontentamentos.
Tentativa de desqualificar a CPI –Aqui também já é uma elucubração, veja o link, a Liliane Roriz precisa de 16 votos para não perder o mandato, ela está procurando enlamear não apenas 6 deputados, mas 13 deputados, ela gravou 7 deputados, sem 16 votos, ela colocando sob suspensão 13, o processo dela é arquivado. No momento em que surgem denúncias contra o governador, de pagamento de propina dentro do governo dele, ele foi procurar ajuda em quem lhe é fiel, então ela já vinha gravando…não esquecendo o fato de que Caio Barbieri, chegou aqui ontem já dizendo sobre tudo isso que ia acontecer, e ele era assessor da Liliane Roriz aqui dentro.
Quem banca o Sombra (blog sobre política) aqui? A Liliane Roriz através de recursos públicos. As pessoas que fizeram toda essa armação, são pessoas próximas à ela e ao governador. A única maneira que o governador tinha de parar as investigações da CPI jogando suspensão sobre a própria CPI, só que ele arrastou para esses respingos o próprio membro do governo dele. Tentar atingir, a mim, Celina e o Raimundo Ribeiro até que é natural, por sermos de oposição, mas e o Júlio Cesar? Qual é a intenção de colocar o Júlio dentro nesse balaio todo?
Eleições da Mesa Diretora –As eleições da Mesa Diretora serão agora, em dezembro, e de uma única vez ele conseguiu atingir 3 candidatos à Presidência. Eu, Júlio e Raimundo, então o negócio é muito mais amplo do que a gente possa imaginar e isso não passaria só pela mente doentia dela, teve gente por trás dessa articulação, e aí eu não tenho dúvida que o governador tenha feito parte desse processo.
O que será feito agora? -Pedimos que a Corregedoria faça uma investigação como um todo, incluindo todos nós da mesa diretora e a Liliane Roriz, a procuradoria já solicitou toda a documentação ao Ministério Público.
Por Ana Comarú