Por falta de pagamento do Governo de Brasília, as clínicas que prestam serviço para o GDF irão suspender o atendimento de hemodiálise. Pacientes da Clínica Renal de Taguatinga já foram informados, por meio de um cartaz na unidade, que o tratamento será suspenso nesta terça-feira (16).
Os gastos com contratos de hemodiálise chegaram em torno de R$ 20 milhões só em 2015 e, mesmo assim não atendem toda a demanda do SUS. Desde março que as empresas ameaçam fazer o corte do serviço, o Conselho de Saúde do DF já havia pedido à Secretaria de Saúde que fizesse o pagamento do complementar no valor de 70 reais por sessão de hemodiálise, segundo informações do DFTV, confira.
Caso esse tratamento seja suspenso por conta da falta de pagamento, os pacientes terão que procurar os hospitais regionais, que já não tem espaço suficiente por causa da demanda diária que é grande, superlotando ainda mais. Pacientes que fazem tratamento há mais de 20 anos podem vir a óbito caso não deem continuação no tratamento adequado.
Para o Sindate, o ideal seria que o governo procurasse clínicas que adotassem a tabela do SUS, que possui um valor fixo do preço de cada sessão de hemodiálise. Se o governo afirma que não tem dinheiro para fazer o repasse complementar à essas clinicas, como ele pretende implantar Organizações Sociais (OSs) em todo o DF?. Com as OSs, caso não aja pagamento e o serviço seja suspenso, todo os pacientes irão sofrer.
Por Evely Leão