Foto: Carlos Prado

A direção do Sindate realizou assembleia regional com os auxiliares e técnicos em enfermagem no auditório do HRC, na manhã da sexta-feira (08). Foram temas da assembleia o pagamento do reajuste previsto para outubro, organizações sociais (OSs), Gmov e a portaria 199.

O vice-presidente do Sindate Jorge Viana, começou falando sobre as desvantagens de uma OSs dentro dos hospitais, falou ainda dos cortes dos benefícios e gratificações que já começou e desmentiu a fala do governo quando este afirma que terá condições de dar maior atenção e melhores salários aos servidores, após a implantação das organizações sociais.

Além disso, Viana aproveitou a oportunidade para convidar a categoria para participar da assembleia geral que será realizada por todos os sindicatos no dia 02 de agosto em um grande ato contra a implantação das Organizações Sociais na UPA de Ceilândia, lugar onde o governo quer começar a implantar.

Sindate 2

Em relação ao reajuste previsto para outubro deste ano, a direção informou a categoria que o próprio governador já tinha sinalizado que o pagamento da incorporação da Gata e da proporcionalidade das 4h está confirmado, entretanto, o retroativo está sem previsão. Por esse motivo, o Sindate entrará com ação para que os profissionais tenham o direito de receber o retroativo.

O sindicato informou também que as licenças-prêmio estão sendo pagas pelo GDF. A concessão de 40h está sem limite prudencial. Explicou sobre homologação do atestado, sobre o PELO 43 que trata das OSs, PELO 35 que fala sobre o poder do BRB e também sobre o projeto de aposentadoria que está travado na CLDF.

A categoria ficou bastante preocupada com a situação e com bastante dúvidas, pois não imaginavam que a situação estava tão séria. O sindicato fez questão de passar a manhã inteira conversando com os servidores e tirando as dúvidas. O Sindate informa que continuará visitando as regionais para conversar com a categoria e alertar os profissionais do risco da implantação das organizações sociais e informando também os colegas sobre demais assuntos.