Segundo Conselheiros, o governador teria tentado influenciar também, os representantes dos usuários a apoiar a entrada das Organizações Sociais
Diante da guerra travada entre sindicatos, parlamentares e conselheiros de Saúde contra as Organizações Sociais, que ameaçam entrar pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sem o devido debate, Rollemberg resolveu convidar os cinco titulares do Conselho de Saúde do Distrito Federal para debater o tema, representando os trabalhadores. Entre os conselheiros titulares convidados, estava o Presidente do SINDATE-DF, João Cardoso da Silva.
A reunião foi realizada na noite de ontem (05/07) no gabinete do Governador, inicialmente ele recebeu os usuários do SUS e logo em seguida os Conselheiros e trabalhadores. As intenções de Rollemberg ficaram mais do que claras, ele afirmou, que irá derrubar na justiça o parecer do Tribunal de Contas da União (TCDF), que aponta que a contratação de Organizações Sociais está sujeita à Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo ele, Brasília é a única Unidade do país que tem este parecer e com a derrubada dele, será possível realizar novas contratações.
Quando questionado pelo Presidente do Sindate sobre os esquemas de desvio de dinheiro de Organizações Sociais denunciadas em diversos estados do país, Rollemberg se prontificou em criar a carreira de Auditor Fiscal para fiscalizar os gastos das OSs. O governador afirmou ainda que as OSs estão vindo para complementar o serviço oferecido pelo SUS e que é uma medida temporária.
“Se a medida é complementar, não pode substituir serviços já existentes, como o Centro de Saúde e a UPAS, o problema é o dimensionamento de pessoal e a compra dos materiais básicos de atendimento que não estão sendo feitos!” Questiona Cardoso. Porém Rollemberg afirmou que não serão interrompidos os concursos para as carreiras de saúde. Um novo encontro será marcado entre o governador e desta vez, com os sindicatos da área da saúde para debaterem e se debruçarem sobre estudos e levantamentos do orçamento destinado à Saúde.
Rollemberg ironiza trabalhadores
Ironizando os trabalhadores, Rollemberg disse merecer um busto em sua homenagem por ser o Governador que mais contribui para o aumento do patrimônio do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev).
Por Ana Comarú