A direção do Sindate recebeu na manhã de hoje (10) técnicos e auxiliares de enfermagem, sócios de cooperativas de trabalho, para dar prosseguimento às discussões iniciadas ano passado. Após o encontro, ficou marcada uma assembleia geral para o dia 27 com todas as cooperativas para definir os valores mínimos a serem pagos pela realização de plantões de 12 horas, além dos auxílios alimentação e vale transporte que deverão ser pagos a parte.
No que diz respeito aos direitos dos sócios de cooperativas, a lei 12. 690, de 19 de julho de 2012, que dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho, considera Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho, decreta o artigo 2º.
O parágrafo 1º prevê que a autonomia deve ser exercida de forma coletiva e coordenada, mediante a fixação, em Assembleia Geral, das regras de funcionamento da cooperativa e da forma de execução dos trabalhos, nos termos desta Lei.
Semana que vem o Sindate dará início à divulgação do local da assembleia geral que será realizada com os trabalhadores das cooperativas na terça-feira (28).
Por Ana Comarú