Foto: Carlos Prado

Na manhã desta quarta-feira (29) a direção do Sindate se reuniu com os Técnicos em Enfermagem, o Gerente do Centro de Saúde e o Superintendente Administrativo, para discutir as reclamações apresentadas pela categoria ao sindicato. Além da falta de um Gerente de enfermagem no posto, o desvio de função dos profissionais que se sentem obrigados a desempenhar atividades que não os competem, a não ser em uma emergência, é frequente e rotineiro.

Foto: Carlos Prado

A direção do Sindate explica que a coleta para exames como os de sífilis, teste de toxicoplasmose em gestantes, HIV rápido e o papel filtro (semelhante ao teste do pezinho), são proibidos por norma técnica aos técnicos em enfermagem a não ser mediante treinamento e emergências. O Gerente do Centro de Saúde afirmou ao Sindate que a coleta para exame de sífilis e HIV rápido não estão mais sendo realizados pela categoria no Centro de Saúde.

No caso do teste de toxoplasmose e do papel filtro apenas os profissionais que receberem treinamento prévio dos enfermeiros poderão desempenhar a atividade na ausência de enfermeiros ou técnicos de laboratório.

Foto: Carlos Prado

Os curativos de alta complexidade devem ser feitos por enfermeiros, auxiliados por técnicos em enfermagem. Segundo os Técnicos do Posto de Saúde nº4 de Planaltina, os curativos são feitos também, pela categoria. A direção alertou novamente para o perigo do desvio de função e pede para que a gerência resolva estas questões o quanto antes.

Por Ana Comarú