Na manhã desta segunda-feira (27), o Sindate realizou a assembleia geral com a categoria de enfermagem do Instituto Cardiológico do Distrito Federal (ICDF). O principal tema debatido, foi a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2015/2016 e suas novas cláusulas, os projetos de lei referentes à categoria em tramitação, como a lei do repouso, o novo piso salarial e o reajuste para quem ganha acima do piso.

Novas cláusulas da CCT
Ficou definido durante a negociação entre a direção do Sindate e o Sindicato patronal, que agora os pais têm direito a acompanhar os filhos na escola, em caso de doença ou internação, duas vezes no semestre, os pais que tiverem filhos com necessidades especiais, terão prioridade nas escalas, e os profissionais que atuam na radiologia, terão dosímetros para controlar os nível de radiação a que ficam expostos.

Aqueles que trabalharam em dia de feriado, terão direito á folga compensatória ou pagamento em dobro, até 90 dias após o feriado trabalhado. Lembrando que o não cumprimento de qualquer uma destas cláusulas é passível de multa.

Piso salarial
Durante muitos anos, o piso salarial da categoria havia sido esquecido, sendo um salário mínimo. Após a criação do Sindate, iniciou-se uma nova luta, pela valorização do profissional Técnico em Enfermagem. Durante as negociações da CCT com o sindicato patronal a direção do Sindate conseguiu um aumento de 8% para quem ganha o piso, e 3% para quem ganha acima do piso salarial e um aumento de 6,67% no vale refeição.

Os profissionais do ICDF também tiveram oportunidade de tirar dúvidas com relação a seus direitos. Os problemas relatados com relação ao ponto eletrônico e o dimensionamento de pessoal, serão discutidos entre o RH e supervisores.

Por Ana Comarú