Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Comunicação»Notícias»Sindate apresenta ao Senado estudo da SES que pode descartar OSs
    Notícias

    Sindate apresenta ao Senado estudo da SES que pode descartar OSs

    23/06/2016Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email

    Os diretores do Sindate DF, colaboradores, junto aos Técnicos em Enfermagem e usuários do SUS, participaram da audiência pública interativa realizada na manhã de hoje (23) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, para discutir os desafios da atenção primária de saúde no DF e no Brasil.

    Foram convidados à compor a mesa, o vice-presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Enfermagem, Jorge Vianna, o presidente do Conselho de Saúde do DF (CSDF) Helvécio Ferreira, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF Dayse Amarílio, a Coordenadora-Geral de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Mônica Cruz Kafer, o Coordenador de Atenção Primária, Marcos Quito, o representante do Sindicato dos Médicos, Carlos Fernando e o requerente da audiência, o Senador Hélio José (PMDB-DF).

    Estudo da SES mostra que OSs não são necessárias
    O vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, teve acesso à documentos da Secretaria de Saúde, que não são sigilosos, mas não foram divulgados pela SES. Eles revelam que a própria Secretaria de Saúde, na gestão de Fábio Gondim, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), fez uma nota técnica e um estudo mostrando que, há mais de cinco anos, o GDF paga aproximadamente R$ 13 milhões por mês com horas extras.

    Segundo o documento, a Secretaria de Saúde levantou que, com o dimensionamento correto de pessoal, a redução de horas extras e a ampliação da jornada de trabalho permitiriam novas nomeações, diminuindo o déficit de servidores das UPAS e dos hospitais.

    Em janeiro de 2016, houve 1.455 nomeações e, em março, 588, para suprir os contratos temporários. Mas, em 2015, houve 800 aposentados e, em 2016, 80. O que foi convocado e o que saiu, não foi o suficiente para cobrir o deficit. “E o governo sai dizendo por aí que nós tivemos mais de mil nomeações. Mas essas nomeações não supriram nem os aposentados. E se nós conseguirmos aposentadoria especial de 25 anos de serviço, nós temos aí mais de 30% da Secretaria de Saúde que estão prontos para se aposentar”, afirmou Jorge Vianna.

    clique na imagem para ampliar o 1º parecer do TCDF

    O que o TCDF diz sobre as Oss?
    Vianna apresentou também, dois pareceres do Tribunal de Contas do DF (TCDF). O primeiro parecer de 2015, aponta que a contratação de OSs configura na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Portanto fica o questionamento, se não é possível realizar novas convocações de concursados por impedimento da LRF, como o governo irá implantar as OSs se está sob a mesma lei?

    No segundo parecer, de junho de 2016, a Procuradoria-Geral da União, enviou ao TCDF um pedido de reexame do primeiro parecer. Este segundo, foi negado por unanimidade e o pedido foi considerado improcedente. O Tribunal de Contas ressaltou ainda, que o Governador Rodrigo Rollemberg e as Secretarias de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão tomassem conhecimento desta decisão, como o arquivamento do pedido de reexame.

    Clique na imagem para ampliar o 2º parecer do TCDF
    Clique na imagem para ampliar o 2º parecer do TCDF

    O Senador Hélio José parabenizou os deputados da Câmara Distrital (CLDF) por aprovarem na terça-feira (21) o PELO 43/2016, que impede que as OSs sejam implantadas no Distrito Federal. “Nós precisamos nos mobilizar para que esta matéria seja aprovada em plenário e nos dê alternativas que não prejudiquem o direito da população do DF de ter acesso à saúde de qualidade, e no que depender da bancada do Senado, nós estamos de braços dados com a CLDF para aprovar essa medida no plenário da Câmara, porque o Estado fica e o Governo passa, não pode ter governo a, b ou c que venha na capital do país querer destruir o SUS, não vai ser aqui no Senado que vai ter essa conivência”, afirma o Senador.

    Hélio José afirmou ainda, que vai realizar um Seminário para se fazer uma discussão mais profunda sobre a contratação de Organizações Sociais na Saúde e debater outras propostas e soluções de gestão.

    Por Ana Comarú

    Atenção primária Audiencia Publica Participativa CDH GDF OSs Rollemberg Senado Federal SES-DF Sindate Sindicato dos enfermeiros Sindmédico SUS TCDF UPAS
    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorSindicato das cooperativas de saúde do DF se reúne com o Sindate
    Próxima Notícia Novas nomeações: 72 Técnicos em Enfermagem

    Notícias Relacionadas

    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Comunicação

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025
    Comunicação

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024351 Visualizações

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/202575 Visualizações

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/202573 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2025 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.