Na tarde da quarta-feira (04), o conselheiro do Conselho Regional de Saúde de Planaltina e diretor do Sindate-DF, Moisés de Miranda participou da reunião mensal do Conselho Regional de Planaltina do (HRPL/DF), realizada no auditório do Hospital.
Na pauta foi exposto um problema grave que se trata do caso do monta carga. O aparelho está quebrado há mais de cinco anos, e por esse motivo, os auxiliares e técnicos em enfermagem são obrigados a subir escadas transportando materiais contaminados e esterilizados também, nos braços.
De acordo com o conselheiro Moisés, os materiais são pesados e colocam em risco a vida dos trabalhadores. Segundo ele, profissionais dos hospitais afirmaram que já existe um projeto para ser feito um novo monta carga e um elevador no hospital, entretanto, o projeto nunca andou. O deputado Cláudio Abrantes, que estava presente na reunião se comprometeu em agilizar a pendência a nível de governo.
Nesse mesmo dia, o diretor Moisés visitou a Central de Material e Esterilização (CME) da unidade e foi informado de que existem três autoclaves no setor e dessas três, duas estão quebradas há quase dois anos e apenas uma está sendo usada, uma autoclave de menor porte, o que deixa a desejar para um hospital de médio grande porte, correndo o risco de a qualquer momento o hospital Regional de Planaltina ficar sem esterilização dos materiais.
O Diretor do Sindate informa, que tanto os usuários quanto as autoridades presentes foram informadas desses problemas na reunião do conselho regional.
Por Evely Leão