Ontem (7), o vice-presidente do Sindate-DF Jorge Vianna, foi convidado para compor a mesa da solenidade de entrega da Carteira de Habilitação Profissional do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). O evento contou com a presença de 77 profissionais da saúde, sendo 31 enfermeiros e 46 técnicos habilitados e registrados para exercer a profissão dentro da legalidade.

A Conselheira do Coren-DF Valda Maria Costa saudou todos os presentes e registrou a importância e alegria de ver cada vez mais profissionais da saúde habilitados. “Juntos chegaremos mais longe e ficaremos mais fortes, nós e a comunidade da enfermagem de Brasília precisamos de vocês, nossos pacientes precisam de vocês e para quem realmente busca, corre atrás e capacita, não falta emprego, fico muito grata de estar aqui diante de pessoas que estão caminhando pelo mesmo objetivo em comum, alcançar boas práticas de serviço na saúde”.

A solenidade foi realizada no auditório do Senac e recebeu 77 profissionais da saúde

Com base em todo o cenário atual preocupante para a área da saúde, Jorge Vianna tocou em pontos cruciais para o futuro destes profissionais, e qual o papel que o Sindate vem desempenhando para investigar e sanar os problemas de gestão e de direitos dos profissionais da saúde. “Temos empregos no serviço público e no privado, mas há uma discrepância muito grande entre estes dois. O setor privado paga mal, porém a enfermagem brasileira não se preocupou com questões laborais e financeiras, nos preocupamos apenas com a arte de cuidar, a política pública da enfermagem é nosso maior problema atualmente, como sindicalista é nosso dever lutar pelos direitos da classe e discuti-las com vocês e com os parlamentares, como temos feito atualmente na Câmara e no Senado”.

CPI da Saúde

Ao final do discurso aos técnicos e enfermeiros, Jorge Vianna fez um apelo aos profissionais e familiares presentes, “Hoje estamos lutando pela instauração da CPI da Saúde no DF, proposta por populares, precisamos descobrir o que está acontecendo na gestão do SUS, em 15 anos de Secretaria de Saúde (SES/DF) eu nunca vi tamanho sucateamento, dois técnicos de enfermagem faleceram por falta de um medicamento básico, que não poderia faltar nos hospitais, por favor ajude o SUS”, alerta Vianna.

Em momento de descontração, Jorge Vianna faz "selfie" com os profissionais da saúde
Em momento de descontração, Jorge Vianna tira “selfie” com os profissionais da saúde

Por Ana Comarú