Close Menu
SINDATE – DF
    O que está em alta?

    NOTA DE PESAR: Jadiel Batista

    21/11/2025

    NOTA DE PESAR: Pricila Tavares Fagundes

    17/11/2025

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sistema
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    SINDATE – DFSINDATE – DF
    • Início
    • Institucional
      • Diretoria
      • História
    • Filiados
      • Estatuto
      • Acordo Coletivo 2025
      • Tabela 4H
      • Plano de Carreira
      • Convenção Coletiva 2023/2024
    • Legislações
      • Acordo Coletivo
      • Convenção Coletiva
      • Código de Ética
      • Circulares
      • Decretos
      • Portarias
      • Leis
    • Filie-se
      • Filie-se
      • Formulário de Atualização
    • Convênios
    • Contato
      • Contato Geral
      • Contato Jurídico
    SINDICALIZE-SE
    SINDATE – DF
    Home»Na Mídia»Imunização contra o vírus H1N1 no Distrito Federal começa em 30 de abril
    Na Mídia

    Imunização contra o vírus H1N1 no Distrito Federal começa em 30 de abril

    06/04/2016Nenhum comentário3 Minutos de Leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Email WhatsApp Copiar Link
    Reprodução da internet
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp Email

    A primeira morte por infecção do vírus influenza H1N1 no Distrito Federal acende o alerta e causa preocupação nos brasilienses. A vítima foi uma senhora de 80 anos, moradora de Águas Claras, internada há três dias em um hospital particular da cidade. A Secretaria de Saúde do DF confirmou também outros 14 casos da doença este ano, sendo que oito pessoas manifestaram a forma mais grave da gripe — Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com levantamento do governo, a rede pública de saúde tem, atualmente, 15 mil comprimidos do medicamento Tamiflu — antiviral usado no tratamento — para atender à demanda, prevista para aumentar ainda mais nos próximos dias. A imunização contra o vírus começa em 30 de abril, serão aproximadamente 300 mil doses. Na rede particular, a vacina está em falta e deve chegar até o fim desta semana.

    A vítima morreu em 13 de fevereiro, mas a indicação do óbito pelo vírus foi constatada apenas no último dia 31 de março. Idosos estão no grupo de risco, passíveis de desenvolver complicações com a gripe. Entre os diagnosticados com a H1N1 na capital, estão três crianças menores 5 cinco anos e quatro pessoas com idades entre 15 e 49 anos. Esse número é o maior registrado em comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Em 2015, a secretaria não registrou nenhum caso de influenza H1N1 e, durante todo o ano de 2014, foram notificados 21 casos e cinco óbitos.

    Leia mais notícias em Cidades

    Os casos registrados até agora foram identificados em Santa Maria, Gama, São Sebastião, Samambaia, Riacho Fundo e Águas Claras. No entanto, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto, não é possível afirmar que a transmissão está ocorrendo somente nessas regiões. “Para o registro, nós trabalhamos com o local de residência dos pacientes; porém, como as pessoas circulam muito, não podemos afirmar que contraíram a doença em casa. Pode ter sido no trabalho, no transporte ou em qualquer outro lugar”, afirmou.

    O vírus presente no DF é o mesmo registrado em outros períodos, como no surto de 2009/2010 (veja Memória). O subsecretário de Vigilância de Saúde da secretaria, Tiago Coelho, explica que a influenza agrega três tipos de vírus, sendo um deles o H1N1. “É preciso que fique claro que, além do H1N1, durante a campanha vacinal vamos tratar os três tipos da gripe: o H1N1, o H3N2, e a influenza tipo B. Então, em cada dose da vacina, haverá três cepas responsáveis por lidar cada uma com um tipo do vírus específico”. Além disso, a gripe pode ser classificada em três formas, a influenza tipo A e tipo B, estágios mais agudos da doença, e influenza tipo C, que corresponde a uma gripe mais branda.

    Por Camila Costa, Correio Braziliense

    2016 CAMPANHA H1N1 SES/DF VÍRUS
    Compartilhe WhatsApp Twitter Facebook Telegram LinkedIn
    Notícia AnteriorNOTA DE PESAR
    Próxima Notícia PL 257: Nova votação hoje no Plenário

    Notícias Relacionadas

    Comunicação

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/2025
    Comunicação

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/2025
    Comunicação

    Sindate-DF garante decisão judicial sobre auxílio-transporte para Técnicos em Enfermagem que moram fora do DF

    17/10/2025
    Adicionar Comentário
    Deixe seu Comentário Cancelar Comentário

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Principais Postagens

    Tabela oficial com a redução de padrões e reajuste dos Técnicos em Enfermagem

    08/10/2024315 Visualizações

    Sindate participa de reunião no Cofen sobre a reforma da Lei 5.905/1973

    14/11/202570 Visualizações

    Sindate convoca Técnicos em Enfermagem da iniciativa privada para Assembleia Geral

    30/10/202568 Visualizações
    Fique em Contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimas Avaliações

    SINDATE-DF
    Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 01
    Bloco L, Edifício Márcia, Sala 604
    CEP – 70.307.900 – Brasília-DF
    Telefone 1: (61) 3458-2660
    Telefone 1: (61) 3033-7084
    E-MAIL comunicacao@sindatedf.com.br

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2025 SINDATE-DF. Desenvolvido por Líder Máquinas.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Loading...

    Inserir/editar link

    Insira o URL de destino

    Ou apontar para um conteúdo existente

      Nenhum termo de busca especificado. Exibindo os mais recentes. Pesquise ou use as teclas seta para cima/baixo para selecionar um item.