Após 7 meses da data base e várias tentativas de negociação com o sindicato dos patrões, onde não houve avanço, o Sindate, solicitou a intermediação do acordo coletivo na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, durante a reunião da Convenção Coletiva de trabalho (CCT), realizada na manhã de hoje (16) entre o Sindicato Brasiliense de Hospitais (SBH) e o Sindate.

O Sindate apresentou uma contraproposta para o sindicato patronal, pelo reajuste salarial de 8% para os profissionais que já recebem acima do piso no setor privado. Os advogados representantes do SBH, Eric Hadmann Jasper, Marina de Mello Cerqueira e a Superintendente Danielle Sousa Feitosa levarão as contrapropostas da categoria para serem analisadas e depois apresentadas ao Sindate, que decidirá se há necessidade convocar uma nova assembleia.

Outra proposta reivindicada foi um local adequado para o repouso dos trabalhadores, uma vez que chegaram relatos ao Sindate de que os empregados usam frequentemente cadeiras e até o chão, para descansar, o que caracteriza um tratamento desumano para com os trabalhadores que cuidam de vidas. Foi cobrado também, o direito de os pais poderem acompanhar os filhos em caso de consulta médica e internação hospitalar.  Bem como o direito de comparecer à escola ou instituição de ensino a qual o dependente está matriculado, uma vez por semestre.

Por Ana Comarú