Sindate inicia campanha salarial nas regionais
Na manhã desta sexta (4), o Sindate se reuniu com seus filiados no Hospital Regional de Santa Maria, para orientá-los e atualizá-los sobre as recentes conquistas e lutas que o sindicato vem travando. Entre elas está o auxílio transporte interestadual (benefício destinado aos filiados do sindicato), o abono do ponto da greve das categorias de saúde, o pagamento da gratificação dos servidores, pendente desde o ano passado e a luta pela continuidade do plantão de 18 horas. Estavam presentes hoje, o Presidente do Sindate João Cardoso e a Diretora de assuntos jurídicos, Elza Aparecida.
O abono do ponto durante a greve
Após a reunião realizada entre o Sindate e o Conselho de Saúde do DF, em janeiro deste ano, ficou acertado que os pontos foram abonados apenas para o período de 07 a 28 de outubro, Já as horas referentes aos dias 29 a 06 de novembro (quando a greve foi declarada ilegal) deverão ser pagas em seis meses. O presidente do Sindate João Cardoso alertou durante a assembleia de hoje (4), que os servidores que por pressão das chefias, se adiantaram às negociações do Sindate e já compensaram as horas da greve (referentes ao primeiro período). A forma de ressarcimento deve ser negociada entre a empresa e o funcionário.
Clique aqui para ler mais sobre o tema
Contra o fim do plantão de 18 horas
Para os funcionários que moram em outros estados e regiões distantes, mas que dão plantões no DF, o Sindate defende que este tenha duração de 18 horas, com o intuito de facilitar o cumprimento das horas de trabalho em menos tempo, diminuindo a necessidade de deslocamento diário desses profissionais. Apesar da grande quantidade de horas, os técnicos afirmam que com esse regime de horário eles têm a possibilidade de dormir nos hospitais, o que não será possível se o Ministério Público obrigar os plantões de 10 horas de trabalho, forçando os servidores a fazerem mais viagens de carro, sendo mais dispendioso e estressante. O plantão de 18 horas não é obrigatório e atualmente o Sindicato está lutando pela garantia do direito de escolha do profissional de saúde de se fazer um plantão de 18 horas.
Gratificação dos servidores
Atrasada desde 2015, a gratificação dos servidores ficou de ser paga ainda este ano, até o mês de Setembro. Para a Diretora Jurídica Elza Aparecida e o Presidente do Sindate João Cardoso os contracheques deverão ser pagos até a data prevista ou haverá nova greve dos servidores.
Clique aqui para ler mais sobre o tema
Auxílio Transporte Interestadual retroativo
A direção do Sindate desde fevereiro têm convocado seus filiados a comparecerem no sindicato no dia 14 de março às 8 horas da manhã, para dar início à ação de recebimento do auxílio transporte interestadual no caso daqueles que estão ou ficaram sem o benefício desde janeiro de 2012. É solicitado que os servidores tragam os seguintes documentos:
- Contracheques dos meses em que ficaram sem o auxílio
- Ficha financeira
- Comprovante de residência
- Identidade
- CPF
Clique aqui para ler mais sobre o tema
Pagamento de horas extras e insalubridade
Apenas as horas extras atrasadas referentes ao mês de setembro, foram pagas na folha de Janeiro. O Sindicato agora está recolhendo documentos para ajuizar uma ação judicial para o cumprimento do restante do pagamento referente aos meses de outubro, novembro e dezembro. Quanto ao pagamento de insalubridade, o Sindate está solicitando aos seus filiados que separem a documentação necessária para também ajuizar outra ação judicial para garantir mais um direitos dos profissionais da área de saúde que estão constantemente expostos a perigos e condições de trabalho poucas vezes favoráveis.
Clique aqui para ler mais sobre o tema
Por Ana Comarú