A força da mulher guerreira, mãe, forte, solidária, a que cuida dos enfermos está presente em todos os tempos. A competência levou a mulher a conquistar o seu próprio espaço, a ganhar respeito e a sonhar mais.

Historicamente duas mulheres marcaram a história da enfermagem, Florence Nightingale, enfermeira de guerra em Solferino, Itália, na Guerra da Crimeia (1854-1856), que se tornou conhecida como a dama da lâmpada, pois percorria as enfermarias dos acampamentos, de lanterna na mão atendendo os soldados doentes.

No Brasil após ter os filhos convocados para lutar na Guerra do Paraguai (1864-1870), pois o país integrara a Tríplice Aliança em 1865, Ana Néri, se inscreveu como voluntária e se tornou a primeira enfermeira brasileira, que atuou voluntariamente na guerra.

A você mulher que com força, sabedoria e delicadeza transforma tudo por onde passa, o Sindate te deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher, com carinho especial às que se dedicam à enfermagem. Parabéns pelo seu dia!

Sindate e você, mudando a história!