Da esquerda para direita: Vice presidente do Sindate Jorge Viana, Dept. Federal Érika Kokay, Gutemberg Fialho presidente do Sindmédico, Secretário de Saúde Humberto Lucena, Dept. Reginaldo Veras, presidente CS-DF Helvécio Ferreira, Marli Rodrigues do sindsaúde, Dept. Wasny de Roure

O projeto de implementação das OSs deve chegar à Câmara Legislativa ainda neste semestre

A direção do Sindate participou hoje (14) da audiência pública viabilizada pelo deputado distrital Reginaldo Veras (PDT/DF), que teve como tema a possível implementação das Organizações Sociais (OSs) no SUS, caracterizando a terceirização da saúde pública. O tema foi debatido entre servidores, usuários, representantes de conselhos regionais, Deputados Distritais, Sindicatos e o Secretário de Saúde Humberto Lucena.

Ovacionados, o presidente do Sindate João Cardoso e o vice Jorge Viana, relataram que receberam documentos por meio dos deputados estaduais José Nelto (PMDB/GO) e o Major Araújo (PRP/GO) com números que apresentam supostas irregularidades, referentes aos valores iniciais das contratações de serviços em nove OSs que gerenciavam os principais hospitais de Goiânia, como o Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO).

Auditório da CLDF cheio todos juntos pelo SUS
Auditório da CLDF cheio, todos juntos pelo SUS

Um dos principais questionamentos feitos ao Secretário de Saúde Humberto Lucena, foi a real necessidade das OSs no SUS, uma vez que já foi alegado tanto por Lucena quanto pelo governador Rodrigo Rollemberg que o governo está sem dinheiro para investir na saúde pública; fica a pergunta ainda sem resposta, de onde sairá então a verba para a contratação das OSs, que podem chegar a até 31 milhões em um contrato, além da possibilidade de aditivos, como ocorreu na Fundação de Assistência Social de Anápolis. Confira aqui o contrato com os valores destacados para os serviços no período de 01/05/2010 a 31/12/2010 (página 5).

Em resposta, o Secretário de Saúde afirma que em conjunto com outros órgãos responsáveis farão o máximo de nomeações que puderem e explica, “Eu não vim defender as OSs, mas que elas sejam estudadas, a ideia é ampliar a oferta de serviços à população, como modelo alternativo e complementar ao modelo de gestão atual”. Ele também pediu mais tempo para pensar em uma proposta para apresentar à sociedade junto ao governo.

O presidente do Sindate Jorge Vianaao lado do Deputado Distrital Reginaldo Veras (PDT/DF)
O vice presidente do Sindate Jorge Viana ao lado do Deputado Distrital Reginaldo Veras (PDT/DF)

O Deputado Roosevelt Vilela (PSB/DF), se posicionou à favor da implementação das OSs na saúde, como justificativa para a terceirização, falou em “incompetência do Estado”, muito próximo ao discurso do Governador Rodrigo Rollemberg. Vilela falou e retirou-se logo em seguida “escoltado” por vaias. A Deputada Federal Érika Kokay (PT/DF) não perdeu a oportunidade e disse “Se reconhece não ter competência deveria renunciar”.

Por Ana Comarú e Evely Leão