A direção do Sindate se reuniu com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para solicitar uma mudança na legislação do conselho. Tal mudança permitiria os profissionais de nível médio da enfermagem a participar da direção nos conselhos regionais e do conselho Federal, pois este não permite o profissional de nível médio como conselheiro.

Fomos recebidos, no primeiro momento, pela vice-presidente do Cofen Irene do Carmo Alves Ferreira, que esclareceu as dúvidas e explicou que o Sindate deveria utilizar a consulta pública para fazer sugestões e debater propostas.

O vice-presidente do Sindate, Jorge Vianna questionou que essas consultas públicas não deveriam ser feitas só online. “Muitos profissionais não tem acesso a computadores com internet e nem todo mundo possui celular smart phone para ter tal acesso”, declara.

Ainda segundo Vianna, a divulgação dessa consulta publica não está sendo eficiente, uma vez que somos quase dois milhões de profissionais e apenas, de acordo com o Cofen, pouco mais de 10 mil profissionais omitiram opinião, por isso a importância de se fazer audiências públicas em cada estado.

Para o presidente do Sindate, João Cardoso é um absurdo os profissionais de nível médio manter mais de 60% da instituição e não terem participação nas decisões de maneira partidária.

11/02/2016

Após uma hora de reunião, o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva conversou com a direção, a qual o colocou a par de tudo o que estava acontecendo e o que desejava. O presidente por sua vez afirmou que isso não é uma decisão da presidência, e tudo que foi sugerido pelo Sindate passará pela aprovação do Conselho.

Clique aqui e veja como está sendo feita a consulta pública.