Tentando entender o porquê dos auxiliares e técnicos em enfermagem não estarem recebendo os direitos garantidos em lei, a diretora de assuntos jurídicos do Sindate, Elza Aparecida foi até a Secretaria de Saúde em buscas de respostas.

A diretora procurou a DIAPS/SES para tentar entender o porquê da secretaria não está pagando insalubridade aos profissionais de nível médio da enfermagem, já que todos trabalham atendendo os pacientes. O responsável pelo setor Sérgio, informou que ainda não está sendo pago porque os pedidos ainda não chegaram à secretaria para serem efetivados. E disse mais, que está dependendo da liberação da Subsecretaria de Saúde do Servidor, e que assim que os pedidos chegarem, o pagamento será lançado.

Gratificação de titulação

Na ocasião, Elza aproveitou a oportunidade para questionar também o porquê dos servidores não estarem recebendo a gratificação de titulação, uma vez que a lei está em vigência. Sérgio afirmou que a gratificação está dependendo da análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

A diretora perguntou ainda por que os setores responsáveis por receber as provas de títulos se recusam a receber? Sérgio relatou que não é para negar receber os títulos e muito menos dar recibo. A diretora do Sindate acredita ser mais uma forma que o órgão e o empregador encontraram de cercear o direito do servidor com tal negativa.

Documentos nas regionais

Sobre os documentos que estão circulando nas regionais, Elza perguntou por que os documentos estão saindo sem norma que os regulamentam. Estão aparecendo documentos para os servidores assinarem sem que estejam especificados em lei, portaria e ou circular. E todos que até agora apareceram vieram com o intuito de prejudicar o servidor.

O responsável pelo setor, Sérgio, afirmou não ter conhecimento de nenhum desses documentos, e sugeriu que o servidor não assine nenhum documento sem a devida regulamentação legal do órgão responsável como lei, portaria ou circular da Secretaria da Saúde.

Segundo a diretora do Sindate, o departamento jurídico do sindicato irá tomar todas as medidas cabíveis para resolver os impasses que tem causados revolta dos profissionais de enfermagem que fazem jus a todos os direitos acima mencionados.

06/02/2016