Na tarde desta quinta-feira (18) os diretores do Sindate Elza Aparecida, Isa Araújo, Josy Jacob e Moisés de Miranda estiveram no Palácio do Buriti para solicitar ao vice-governador Renato Santana prioridade quanto ao abono de ponto dos servidores no período da greve, antes do dia 20 de fevereiro.

No primeiro momento a direção foi recebida pelo chefe de gabinete, Luiz Fernando da Costa, e explicou o motivo da ida ao Palácio. Disse ainda que a questão do ponto eletrônico em relação aos dias parados da greve tinha ficado de ser resolvida no Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governo. Mas pelo fato de todas as reuniões terem sido desmarcadas e nenhuma negociação ter avançado, o Sindate resolveu pedir a intervenção do vice-governador.

18/02/2016

Explicou ainda que na última reunião da Mesa de Negociação do SUS, realizada no dia 28/01 no Conselho de Saúde do DF, os sindicatos fizeram uma proposta a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugetes) da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) Flávia Cáritas, que consistia em abonar os dias de greve de todas as categorias profissionais da SES/DF até o dia do julgamento do último recurso dos sindicatos citados na ação judicial que tratou da ilegalidade da greve.

A subsecretária acolheu a proposta e pediu que o sindicato formalizasse para que ela pudesse levar para o Secretário. Todos os sindicatos presentes assinaram o documento para que o problema fosse logo resolvido. Todavia, desde essa última reunião que o Sindate aguarda uma resposta da Secretaria de Saúde e até agora nada.

18/02/2016

Entendendo a aflição da categoria, o chefe de gabinete falou com o vice-governador sobre a gravidade do problema e então a direção conseguiu ser atendida por ele. Na ocasião, a diretora de assuntos jurídicos do Sindate, Elza Aparecida colocou o vice-governador a par de toda situação e ele se comprometeu em não deixar que ocorra o desconto no forponto, garantiu que o servidor não terá prejuízo e pediu ainda para que os servidores não se desesperassem.

Ainda na reunião, o vice-governador entrou em contato com a Dra. Eliane Berg, secretária adjunta da Saúde e com o secretário de relações institucionais e sociais, Igor Tokarski Pediu para resolverem essa situação ainda nessa sexta-feira (19), e solicitou que secretaria tomasse providências para evitar tais faltas, inclusive pedindo que encaminhassem um documento à comissão do ponto eletrônico explicando a situação.

18/02/2016

A direção aproveitou a oportunidade e pediu a ele que para agilizar o retorno das negociações com o Grupo de Trabalho, pois muitas questões terão que ser resolvidas por meio do GT e, para que isso ocorra as reuniões precisam voltar a ser agendadas.

O diretores agradeceram o vice-governador Renato Santana pela ajuda e o parabenizaram por ser o seu aniversário.

18/02/2016

 

Por Evely Leão