Na manhã desta quinta-feira (28) a direção do participou da reunião da mesa de negociação permanente do SUS na sede do Conselho de Saúde do Distrito Federal, com a presença da subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugetes), Flávia Cáritas.
A pauta da reunião envolvia assuntos de suma importância para o servidor, entre os assuntos discutidos estava a negociação da compensação/abono do ponto da greve de 2015; a concessão das 40h; o pagamento de pecúnias da licença prêmio dos aposentados; pagamentos de horas extras entre outros.
Negociação do Ponto
Em relação à negociação dos dias parados durante a greve, a representante da secretaria de saúde Flávia Cáritas fez uma proposta aos sindicatos de abonar o ponto dos dias parados durante a greve em outubro de 2015, até o momento em que esta foi decretada ilegal.
O Sindate e os demais sindicatos que participavam da reunião não aceitaram e fizeram uma contraproposta:
1. Devolver os descontos salariais dos médicos na próxima folha de pagamento em aberto;
2. Abonar os dias de greve de todas as categorias profissionais da SES-DF até o dia julgamento do último recurso dos sindicatos citados na ação do julgamento da ilegalidade da greve;
3. Reposição dos dias de greve não abonados até o dia 15 de dezembro de 2016, sem qualquer prejuízo aos direitos e benefícios previstos em lei (abono, licença-prêmio, aposentadoria, férias, etc..);
4. Aproveitamento do banco de horas positivo de cada servidor para o cálculo das horas devidas (a critério do servidor).
Horas Extras
Na ocasião, Sindate aproveitou a oportunidade para questionar quando que seriam pagas as horas extras. A subsecretária afirmou que as horas extras de setembro já estavam lançadas na folha de pagamento do mês de janeiro e que só estavam aguardando a liberação da secretaria de planejamento. E que até o quinto dia útil do mês de fevereiro esse dinheiro deveria entrar. Explicou ainda que a ideia é pagar as horas extras do mês de outubro na folha de fevereiro e assim por diante.
Licença prêmio dos aposentados
Em relação a licença prêmio dos aposentados, a representante da secretaria informou que só foram pagas as licenças prêmios por ordem judicial em dezembro.