Na manhã desta quarta-feira (20) os conselheiros regionais do Distrito Federal estiveram reunidos na sede do Conselho de Saúde do DF para discutir a descentralização das regionais de saúde. Essa apresentação foi feita pela representante secretaria de planejamento da SES-DF Leila Gotten.

Com essa divisão, as regionais administrativas passaram a compor superintendências, com gestores independentes. Essa descentralização consiste em cada superintendente ter autonomia para poder comprar insumos, fazer reformas necessárias e etc.

As superintendências ficaram divididas da seguinte forma:

Região Norte que abrangerá os hospitais e centros de saúde de Sobradinho I e II, Fercal e Planaltina terá como superintendente Andrea Palmeira Barros Kavamoto.

Região Sul vai abranger os hospitais e centros de saúde do Gama e Santa Maria e terá como responsável João Narciso Forte Neto.

Região Leste compreenderá os hospitais e centros de saúde do Paranoá, Itapoã e São Sebastião e terá como representante Carlo Henrique Goretti Zanetti.
Região Oeste abrange os hospitais e centros de saúde de Brazlândia e Ceilândia e terá como superintendente Bacelon Pereira Alves.

Região Centro Norte vai abranger os hospitais e centros de saúde da Asa Norte, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Lago Norte e Varjão e terá como responsável Ana Patrícia de Paula.

Região Centro Sul compreenderá os hospitais e centros de saúde da Asa Sul, Guará I e II, Estrutural, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Park Way e terá como representante Denize Bomfim.

Região Sudoeste abrange os hospitais e centros de saúde Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia e Recanto das Emas e terá como responsável Benvindo Rocha Braga.

O Sindate esteve presente mais uma vez nessa reunião e foi representado pelo diretor e conselheiro de Saúde da regional de Planaltina Moisés de Miranda, que na ocasião solicitou a contratação de padioleiros tecnicamente preparado para lidar com o transporte de pacientes em máquinas e cadeiras de rodas, pois segundo o diretor esse serviço não compete ao técnico e nem ao enfermeiro.