A direção do Sindate juntamente com os auxiliares e técnicos em enfermagem participaram da Audiência Pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa no Senado Federal, na manhã da quinta-feira (10).

A audiência pública foi viabilizada pelo Senador da República Hélio José (PMB-DF) com o intuito de debater sobre a atenção primária em saúde, sua atual organização e como agir para que seja de prioridade.

O Vice-presidente do Sindate, Jorge Viana foi convidado para compor a mesa e junto com ele estava a enfermeira e professora Luciana Melo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), o presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira, a Subsecretária de Vigilância da SES-DF, Teresa Cristina Vieira e a Subsecretária de Atenção Primária da SES-DF.

No debate o Senador destacou que a atenção primária não recebe a devida importância quando se trata de recursos orçamentários e prioridade de investimentos e, afirmou ainda que tais recursos são necessários para realizar um primeiro atendimento de qualidade.

Na ocasião, Jorge Viana também ressaltou a importância da atenção primária e dos vigilantes sanitários e exemplificou com a forma de atendimento da cidade Águas Lindas de Goiás, no qual as pessoas priorizam a atenção primária antes de fazer o encaminhamento dos pacientes para os grandes hospitais.

11/12/2015

Viana aproveitou também a oportunidade para mostrar um vídeo feito pelo Sindate na visita de Goiânia realizada na segunda-feira (07) e mostrar como funcionam os hospitais que são administrados por Organizações Sociais (OS), além das supostas irregularidades que esse modelo apresenta. E solicitou uma audiência pública para debater sobre o tema.

Assista o vídeo no nosso site clicando neste link: http://www.sindatedf.com.br/2015/12/sindate-visita-hospitais-de-goiania-que-sao-administrados-por-o-s.html