Nesta terça-feira (15) o presidente do Sindate e membro do Conselho de Saúde do DF João Cardoso, representando o seguimento dos trabalhadores, participou da trecentésima sexagésima sexta reunião extraordinária.

Na ocasião, foi aprovada a pauta da reunião e discutido sobre o parecer do projeto básico do Hospital da Criança. O Conselho de saúde analisou minuciosamente o contrato da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) com a Icipe, organização social que administra o hospital.

No parecer do processo, analisado pelos conselheiros Domingos, Olga e Margô foram encontradas diversas irregularidades, entre elas, aumentos de repasses financeiros e diminuição de produtividade.
De acordo com a doutora Olga Oliveira foi feito o estudo do processo do contrato e da formação da O.S e as irregularidades encontradas foram muitas. “Pessoas que estavam administrando e se quer tomaram o conhecimento do desvio de verbas dentro da própria secretaria das ações que foram trabalhadas por uma servidora ou duas servidoras, isso não pode”, afirma.

16/12/2015

Uma das soluções seria a transferência da administração do Hospital da Criança para o governo. Para o presidente do Sindate e membro do Conselho de Saúde João Cardoso, a proposta é correta. “Quando se encontra irregularidades é preciso sanar e uma das formas seria a transferência da administração da O.S para a Secretaria de Saúde que é a entidade do estado responsável pela saúde no DF”, declara.

De acordo com o presidente do Conselho de Saúde do DF as supostas irregularidades apresentadas foram submetidas apresentação pelos conselheiros: trabalhador e usuário. “É importante afirmar que todas as supostas irregularidades estão apresentadas na origem na Secretaria de Saúde. Não foi apresentada nenhuma irregularidade de procedimento do HSB, Abrace ou Icipe”, explica.

Ainda de acordo com o presidente a análise desse processo é importante para que se possa compreender o que de fato é uma Organização Social (O.S) e o que é uma gestão pública 100% SUS.

16/12/2015