Conforme decidido em assembleia pela categoria no dia 24 de setembro, os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem entraram em greve nesta quarta-feira (07). Mais de 70% da categoria aderiu à paralisação.

Nas regionais e unidades de saúde o serviço ficou paralisado e o atendimento nas unidades de emergência, como Samu e Unidades de Pronto Atendimento (Upas), ficou reduzido. O funcionamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) permaneceu normal. No entanto, apenas 30% dos servidores vão trabalhar, como é previsto em lei.

No Plano, Hmib, Hran e Hospital de Base fizeram bonito. Trabalhadores se uniram em frente aos hospitais e tiveram apoio de alguns pacientes. No período da tarde, o comando de greve do Hmib fez arrastão em alguns centros de saúde e o atendimento nesses locais foi reduzido.

Primeiro dia de greve: Balanço geral
Primeiro dia de greve: Balanço geral

No Paranoá, os profissionais aderiram à greve com força. Ficou funcionando em número reduzido apenas o Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Banco de Sangue, Banco de Leite e Pronto Socorro. Os demais setores como ambulatórios e atenção primária paralisaram 100%.

Em Santa Maria a situação não foi muito diferente. Centros de saúde fechados e funcionamento reduzido nas clinicas médicas, emergências e pronto socorro. Taguatinga também não ficou atrás, quase todos os postos da região ficaram fechados e apenas um funcionando parcialmente.

Primeiro dia de greve: Balanço geral

No Guará, de acordo com o comando de greve do sindicato, o centro de saúde nº02 e o do Lúcio Costa aderiram parcialmente, já o centro de saúde nº 03 e o da Estrutural aderiram totalmente. O pronto socorro, clínicas médicas e pediatria estão funcionado com profissionais em números reduzidos.

Primeiro dia de greve: Balanço geral

Em Planaltina e Sobradinho também não foi diferente, centros de saúde e clinicas da família foram fechados. Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Núcleo Bandeirante também pararam, centros de saúde fechado e apenas a UPA com funcionamento reduzido.

Primeiro dia de greve: Balanço geral
Primeiro dia de greve: Balanço geral

No Gama a adesão foi de 40% na regional, já os centros de saúde nº 1 e nº 6 pararam 100%, assim também como as unidades básicas de saúde. Mas a greve continua e amanhã adesão será muito maior.

Primeiro dia de greve: Balanço geral
Primeiro dia de greve: Balanço geral

Para a direção do Sindate, de maneira geral, o movimento foi bastante positivo, mais de 60% da categoria aderiu à greve. O sindicato parabeniza todos os profissionais que tiveram coragem de vestir a camisa e lutar pelos seus direitos e pede aos técnicos que não desistam, pois essa adesão só tende a crescer. E nesta quinta-feira (08) haverá concentração de greve, o Sindate irá disponibilizar ônibus em todas as regionais a partir das 7h.

Por Evely Leão