O Sindate-DF participou da sanção do PL 627/2015 que abre crédito suplementar à Lei Orçamentária Anual do Distrito Federal sancionado pelo governador Rodrigo Rollemberg, na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Na última quinta-feira (10), deputados distritais destinaram 80% das emendas parlamentares para o Fundo de Saúde do Distrito Federal, o equivalente a R$ 352 milhões.
De acordo com o governador, esse dinheiro garante o custeio da saúde aproximadamente até o final do ano. “Sem dúvida é um pacto para salvar Brasília e garantir a qualidade dos serviços de saúde”, afirma Rollemberg.
Segundo o secretário de Saúde Fábio Gondim, desde o início do ano a secretaria de Saúde passa por uma deficiência orçamentária, e esse dinheiro vem ser um alívio, “Essa situação já estava chegando num ponto insustentável e esse recurso vem da um alívio grande, na medida em que nós vamos poder fazer pagamentos que já não podiam mais ser feitos”, declara Gondim.
A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão garante que a casa irá fazer o acompanhamento da execução orçamentária desse recurso: “Existe uma grande preocupação de não conseguir executar esse recurso e essas emendas parlamentares ficarem perdidas, mas nós temos aí o compromisso do nosso próprio secretário de executar as emendas parlamentares e que esse dinheiro seja realmente investido na saúde”, conclui.
O dinheiro estará disponível a partir da próxima terça-feira (22) e será usado principalmente para pagamento das Horas Extras atrasadas, compra de medicamentos, manutenção de equipamento e pagamento de 13º salário.