Na manhã da última sexta-feira (24) o Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) realizou a eleição para renovação do mandato das entidades representativas do conselho de saúde. Foram feitas duas eleições uma para os usuários e a outra para representar as entidades dos trabalhadores.

Dos 28 conselheiros titulares, 21 foram eleitos para ficar no cargo durante os próximos três anos de mandato. Os gestores, outro segmento que participa do conselho, não precisa de eleição, pois são indicados pela autoridade competente, nesse caso, o secretário de saúde.

O Conselho de Saúde é composto por 28 conselheiros titulares e 28 suplentes. São sete titulares gestores, sete titulares que representam os trabalhadores e 14 titulares representando os usuários. O SINDATE-DF é o único sindicato de nível médio que ocupa uma das cadeiras representando o segmento dos trabalhadores como titular.

Para o Presidente do Sindate e membro do Conselho de Saúde do DF João Cardoso, “É de suma importância para o sindicato está na titularidade, pois com a mudança da lei o sindicato trabalhou para garantir esse direito pelo fato de ser a maior categoria dos profissionais de saúde”, afirma.

Ainda de acordo com o presidente, é um serviço importantíssimo para o Sindate, pois através do conselho o sindicato pode sugerir colaborar e participar dos planos de elaboração dos projetos de saúde. Por ser a maior categoria é justo que esteja por dentro dos contextos de elaboração, sugestão e apontando críticas quando necessário.

Veja abaixo a lista dos representantes dos trabalhadores titulares e suplentes:

Sindate-DF ocupa novamente cadeira de titular no Conselho de Saúde do DF