Na última quarta-feira (06) a direção do Sindate-DF foi convidada a participar do resultado da pesquisa sobre o perfil da enfermagem. O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A enfermagem hoje no país é composta por um quadro de 80% de técnicos e auxiliares e 20% de enfermeiros. Esse estudo foi o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina é inédito e abrange um universo de 1,6 milhão de profissionais.

A conclusão da pesquisa é do Perfil da Enfermagem no Brasil, os dados que foram apresentados são globais e muitos desses dados não refletem a nossa realidade. No entanto, as reclamações foram unânimes desde baixos salários, falta de estruturas como questões de recursos humanos foram os pontos mais parecidos em todo o país. Assim como a falta de reconhecimento do trabalhador de modo geral na enfermagem.

Para Jorge Viana Vice-presidente do Sindate, essa pesquisa deve ser utilizada para se argumentar junto ao parlamento, a Justiça e com os sindicatos dos patrões em relação à deficiência que temos na nossa categoria. “Agora nós podemos falar com mais propriedade que os profissionais da enfermagem possuem esses problemas e que esses dados não são apenas empíricos, agora são técnicos e esperamos que isso possa mudar o cenário da saúde não só no DF, mas no Brasil como um todo”, afirma Viana.

Sindate participa do resultado da pesquisa do perfil da Enfermagem

O evento contou com a presença dos representantes dos conselhos de todo o Brasil no qual o Sindate também teve o privilégio de participar. O convite foi feito pelo Coren-DF que ultimamente vem trabalhando em parceria com o Sindate. Essa união tem permitido com que o sindicato e o Conselho avancem em várias questões em relação à enfermagem no DF. O Sindate parabeniza a iniciativa do COFEN pela pesquisa, pois acredita que foi uma ação importante para categoria, ação que retratou a verdadeira história da enfermagem.

Vianna lembra ainda que não se fez presente no evento um representante importante, o estado. O presidente do Cofen, Manoel Neri cobrou a presença do Ministro da Saúde em um dos eventos mais importantes da saúde. Isso mostra a falta de compromisso que o Ministério da Saúde tem com a categoria, o estado está ausente nas questões de trabalho dos profissionais da enfermagem.